Chaves

Chaves

Chaves e o mistério do famoso Barril: Casa mobiliada, apartamento no terceiro pátio e troca de emissora

Elenco do Chaves e o famoso barril
Elenco do Chaves e o famoso barril (Foto: Divulgação/Televisa)

Chaves morava no barril ou em uma casa da vila? Descubra os segredos do fundo do Barril 

No ano em que o seriado mexicano “Chaves” completa 50 anos desde sua estreia na televisão mexicana, a criação de Roberto Gómez Bolaños mexe com o imaginário do telespectador, tanto pelas suas histórias atemporais, como pelo personagem inanimado mais famoso da vila: O Barril.

Chaves” mostra a história de um menino de rua que se abrigou — e terminou como morador —  em uma vila humilde da Cidade do México. Acontece que muitas pessoas pensam que o Chaves mora no Barril, mas isso não é verdade. Em alguns episódios o Chaves relata que mora no apartamento de número 8, na vila.

O apartamento do Chaves e com quem ele mora, nunca foi mostrado. Em alguns episódios quando ele resolve contar seu verdadeiro nome ou a localização do apartamento, sempre alguém o interrompe. Essa é a graça do grande mistério que envolve a criação de Roberto Gómez Bolaños.

Chaves saindo do barril famoso da série (Divulgação/ Televisa|)
Chaves saindo do barril famoso da série (Divulgação/ Televisa|)

+Roberta Miranda recebe convite inusitado, aceita proposta e vai parar na faculdade de Harvard: “Honrada”

Mexendo com o imaginário do público, o Barril do Chaves já foi tema de muita discussão pelo mundo afora. Alguns diziam que dentro do Barril existia uma casa, onde o Chaves morava. Tudo isso não passa de ‘fake news’ amplamente divulgada na internet, e que teria viralizado há alguns anos, por conta de uma charge que ilustrava a casa do Chaves dentro do Barril.

Veja também

Como todos sabem, o Barril do Chaves nada mais é que um barril de vinho. Isso mesmo. Só que aberto em um dos lados, para ele poder entrar. Segundo o próprio Chaves, ele se esconde no barril para chorar, para pensar na vida, ou para brincar. É seu esconderijo ‘secreto’, que na verdade, todo mundo sabe onde fica.

Localizado no meio do pátio da vila, ao lado da escadaria que sobe para o apartamento da nova vizinha, a estonteante Glória e sua sobrinha, Paty, o Barril do Chavinho é apenas mais um personagem da vila, mesmo que inanimado. A mística que envolve o objeto cenográfico já mexeu muito com a cabeça do telespectador.

+Famosa apresentadora é brutalmente atacada por cão feroz e tem rosto desfigurado com mordida

NOME VERDADEIRO E ONDE VIVE

Vale lembrar que em espanhol, tanto o programa, quanto o menino órfão abandonado, são chamados de “El Chavo del Ocho”, que significa, em tradução livre, “O Garoto do Oito”. Chavo é ‘garoto’, ou seja, na série em seu áudio original, na verdade, ninguém da vila sabe o nome do menino de rua. Quando ele resolve contar, o Kiko costuma interromper. “Chaves” é um nome próprio, dado com exclusividade pela equipe de dublagens da TVS, nos anos 1980.

Chaves e seu barril, esconderijo do menino de rua (Reprodução)
Chaves e seu barril, esconderijo do menino de rua (Reprodução)

“Ocho”, ou seja, o númeral ‘oito’, tem dois significados. Primeiramente, o nome do personagem foi colocado como “Garoto do Oito” porque a emissora que o humorístico era exibido, era o canal oito, na televisão mexicana. Anos depois, a série passou para o canal 2, a Televisa, e o “oito” do nome, foi substituído pela alusão à casa que o Chaves vivia na vila.

Algumas pessoas especulam que Chaves morava com uma senhora idosa, muito donte, no apartamento oito, localizado no terceiro pátio da vila (nunca mostrado). Muito pobre, a senhora não tinha dinheiro para alimentar o garoto e nem a si própria. Por isso ele passava tanta fome e vivia no pátio da vila brincando, para não encarar a triste realidade.

VÍDEO YOUTUBE: Barraco! Leonardo é DETONADO por João Guilherme

TV Foco AO VIVO Acompanhe

Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Ler comentários