Novelas Verão 90

Cheia de referências, Verão 90 repetirá famosa cena de Vale Tudo

Reginaldo Faria em cena clássica de Vale Tudo. (Foto: Reprodução)
Reginaldo Faria em cena clássica de Vale Tudo. (Foto: Reprodução)

Após um início difícil, Verão 90 vai aos poucos conquistando o público e registrando crescimento na audiência. E uma das apostas do folhetim é o fator nostalgia, com diversas referências à obras de sucesso do cinema e da televisão nos anos 1980 e 1990.

Em entrevista ao jornal Extra, Izabel de Oliveira, uma das autoras do folhetim das 19h, comentou essas referências. “No fim dos anos 80 e durante toda a década de 90, fui uma telespectadora apaixonada. O folhetim sempre me instigou, e nessa fase tivemos novelas inesquecíveis, que mudaram a minha vida e fizeram de mim uma autora”, disse.

“Em Verão 90, estou tendo a oportunidade de homenagear essas tramas e esses autores maravilhosos, situando no contexto e no clima da nossa história. Sim, tem muito de Maria de Fátima (Gloria Pires) e Raquel (Regina Duarte) na relação Jerônimo (Jesuíta Barbosa)/ Janaína (Dira Paes), sem querer comparar com essa novela espetacular de Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Basséres. É mais uma brincadeira”, completou.

+Ana Maria Braga leva um porco gigante para a Globo e público alerta sobre Maycon: “Tome cuidado”

+Aos 89 anos Fernanda Montenegro passa mal durante gravação e é levada às pressas para hospital

Paula Amaral, que assina o folhetim junto com Izabel, adiantou que a trama ainda irá homenagear outras novelas de sucesso. “Ainda teremos muitas outras citações: Renascer, Despedida de solteiro… Na década de 90, as novelas da Globo faziam parte do cotidiano brasileiro. Era comum as pessoas marcarem compromissos em função do horário da atração, só sair depois da ‘novela das oito’ era normal”, afirmou.

A autora ainda revelou que a novela vai repetir uma cena famosa de Vale Tudo (1988), folhetim de sucesso escrito por Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères: “Como não poderia deixar de ser, temos um personagem que vai dar a clássica ‘banana’ de Marco Aurélio (Reginaldo Faria) em Vale tudo ao fugir do Brasil. Aguardem”.

Izabel de Oliveira e Paula Amaral são autoras de Verão 90. (Foto: Divulgação)
Izabel de Oliveira e Paula Amaral são autoras de Verão 90. (Foto: Divulgação)

Confira a audiência detalhada de todas as novelas da Globo semana a semana aqui

Siga o TV FOCO no Google Notícias e receba as informações bombásticas da TV e dos famosos em primeira mão - Clique Aqui!

Sobre o autor

Renan Santos

Atuando também como roteirista de TV e cinema, Renan é redator e colunista do TV FOCO desde 2014, noticiando e criticando o mirabolante e imprevisível universo televisivo e dos famosos.