Celebridades TV Foco

Chico Pinheiro cresce como grande profissional e marca história do jornalismo com dedicação e carisma

Saiba mais sobre a carreira do jornalista Chico Pinheiro (Foto: Montagem TV Foco)
Saiba mais sobre a carreira do jornalista Chico Pinheiro (Foto: Montagem TV Foco)

O jornalista iniciou sua carreira ainda em solo mineiro, se transferiu para São Paulo e consolidou sua carreira na televisão como um grandioso e respeitado profissional

Chico Pinheiro , no auge dos seus 66 anos, é um dos maiores e mais respeitados jornalistas de toda a televisão brasileira. Atualmente ele colhe os frutos de um árduo trabalho feito por mais de três décadas, sendo o âncora do ‘Bom Dia Brasil’, principal telejornal matinal do país, desde 2011.

Natural do Rio Grande do Sul, o comunicador se mudou para a capital mineira ainda criança, sendo criado então na região sudeste do país. Em Belo Horizonte, ele viu seu pai ser um grande vereador por incríveis cinco mandatos seguidos, além de ter se formado em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG).

César Tralli quebra recordes, constrói carreira surpreendente na televisão e impressiona com incrível talento

INÍCIO DA CARREIRA

Sua carreira foi iniciada ainda em jornais impressos, sendo o ‘Diário de Minas’ o primeiro a ter lhe aberto portas na profissão, sendo seguido pelo ‘Jornal do Brasil’. Em seguida, ainda enquanto morava no estado natal de Tiradentes, o jornalista deu seu primeiro passo na televisão, ao entrar para o time da ‘Globo Minas’.

No final de 1989, Chico Pinheiro se mudou para São Paulo, após ter tido seu trabalho reconhecido por uma grande emissora, sendo então contratado pela Band, Na nova casa, ele iniciou como editor e apresentador diário do programa ‘Canal Livre’, este que tinha mais o perfil comunicativo e de informativo, deixando o jornalismo mais sério e focado para outros folhetins.

O jornalista já trabalhou na Band (Foto: reprodução)
O jornalista já trabalhou na Band (Foto: reprodução)

Regina Volpato crava sucesso como apresentadora na TV, eterniza seu nome e explode com canal no YouTube

Ele ainda trabalhava fazendo comentários especiais no telejornal noturno da emissora, dando suas opiniões e análises críticas sobre diversos assuntos, como política, saúde e educação. Também foi âncora do ‘Jornal da Noite’, ‘Jornal de Domingo’ e do principal jornalístico da casa, o ‘Jornal da Band’, entre 1993 e 1995, ano em que deixou a emissora.

Buscando maiores desafios e prestígio em sua profissão, Chico Pinheiro se mudou para a Rede Record, assumindo o posto de diretor de jornalismo e âncora do ‘Jornal da Record’, o principal da emissora de Edir Macedo. Apesar dos grandes cargos e notoriedade, sua passagem pela nova empresa acabou não durando nem mesmo um ano.

Isso aconteceu pois no dia 12 de outubro, um pastor da Igreja Universal do Reino de Deus chutou a imagem de Nossa Senhora de Aparecida durante a madrugada em um programa exibido pela própria emissora. O jornalista não corcou com as atitudes, expôs na edição seguinte do jornal e foi demitido em forma de punição.

O âncora no 'Jornal da Record' (Foto: reprodução)
O âncora no ‘Jornal da Record’ (Foto: reprodução)

DESTAQUE NA GLOBO E RECONHECIMENTO

No ano seguinte, Chico Pinheiro foi convidado à voltar para a Rede Globo, agora com uma proporção bem maior já que estaria à frente do ‘Bom Dia São Paulo’, como apresentador principal, além de editor do ‘Bom Dia Brasil’. O gaúcho se saiu bem nas funções, foi elogiado por seu profissionalismo e trabalho de qualidade, ganhando cada vez mais destaque.

Roberto Cabrini deixa seu nome marcado na história do jornalismo, quebra recordes e impressiona com grande talento

Em 1998 começou a apresentar o ‘SPTV 1° edição’ na Globo, além do programa ‘Espaço Aberto’ na GloboNews. Anos mais tarde, em 2007, o programa da rede paga acabou sofrendo com modificações e passou a se chamar Sarau, sendo encerrado somente em 2016.

Já consolidado na emissora, o jornalista deixou o SPTV em 2011 para se dedicar a um projeto maior: a apresentação do ‘Bom Dia Brasil’, como âncora principal. Além disso ele também apresenta casualmente o ‘Jornal Nacional’ e já foi reconhecido duas vezes como incrível jornalista, recebendo o Prêmio APCA em 1992 e 1997, pela cobertura Impeachment de Fernando Collor e como apresentador do ‘Bom Dia São Paulo’, respectivamente.

Chico Pinheiro comanda o 'Bom Dia Brasil' (Foto: reprodução/Globo)
Chico Pinheiro comanda o ‘Bom Dia Brasil’ (Foto: reprodução/Globo)

Confira a audiência detalhada de todas as novelas da Globo semana a semana aqui

Siga o TV FOCO no Google Notícias e receba as informações bombásticas da TV e dos famosos em primeira mão - Clique Aqui!

Sobre o autor

João Paes

Estudante de Publicidade e Propaganda, amante de cultura pop, reality shows, séries e música.