Emissora de TV aberta teve sinal interrompido pelo próprio presidente do Brasil e gerou a tristeza profunda de funcionários
O Brasil já teve em sua história uma emissora de TV aberta que praticamente ditou o que as outras fazem até hoje. A empresa teve em seu time de funcionários algumas das maiores estrelas da televisão, e que hoje fazem parte da Globo e de outros canais de sucesso.
O fim dessa emissora aconteceu em meio a uma série de polêmicas, ao ponto do Governo Federal intervir e simplesmente lacrar todas as dependências dessa empresa.
A TV Tupi foi a primeira emissora do Brasil, criada em 18 de setembro de 1950. O canal criou vários programas de variedades e recebeu nomes que hoje são estrelas consagradas da televisão, como Ana Maria Braga, Fernanda Montenegro e Tony Ramos.
Em 1980, a emissora de Assis Chateaubriand teve as concessões caçadas pelo então presidente João Figueiredo. A decisão do chefe do Executivo gerou desespero em quem dependia da empresa para sobreviver.

CHORO DE FUNCIONÁRIOS
Os funcionários chegaram a chorar para manter a emissora no ar. Em seu último dia de transmissão, o canal exibiu depoimentos dos próprios colaboradores, que suplicavam por uma nova chance.
Veja também

Telespectadores em choque até agora: A relação gay de astro da Praça é Nossa, do SBT, com homem famoso casado

Câncer: A triste morte de uma das atrizes mais amadas de fenômenos da Globo e luto no Brasil inteiro

Demissão imediata: A coragem de apresentadora do JN ao sair da Globo no auge pra virar concorrente de Bonner
“Eu passei a vigília com vocês, eu chorei com vocês, eu orei ao meu Deus por vocês. Então eu só vim trazer essa mensagem para vocês. Gente, ainda resta Deus. Nem tudo está acabado”, disse uma funcionária, de acordo com documento da TV Formosa.
Funcionários queriam até mesmo assumir a emissora para não deverem mais à União. “Hoje não vamos comer porque os patrões não fizeram sua parte com o Governo, e o Governo fechou a nossa emissora. E o que vamos dizer a esses meninos?”, dizia outro apelo.
Após as mensagens dos colaboradores, entrou no ar uma mensagem com o logotipo do canal. “Até breve, telespectadores amados”, dizia o recado, encerrado de vez o sinal da emissora.
QUEM ASSUMIU SINAL DA TV TUPI?
A emissora mais emblemática que assumiu o sinal da TV Tupi foi a MTV Brasil (Grupo Abril), em 1990. O canal deixou de existir em 2013, dando lugar à Ideal TV.
