Churrasco tóxico: Interdição da Vigilância Sanitária contra 2 açougues populares tira chão de SC

Interdição da Vigilância Sanitária derruba churrasco de fim de semana em SC: 1,4 tonelada de carne insalubre é descartada.
3 min de leitura
Churrasco tóxico levanta alerta da Vigilância Sanitária em Pelotas, SC (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco/Canva/GMN)

Churrasco tóxico levanta alerta da Vigilância Sanitária em Pelotas, SC (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco/Canva/GMN)

Interdição da Vigilância Sanitária derruba churrasco de fim de semana em SC: 1,4 tonelada de carne insalubre é descartada

Uma operação da Vigilância Sanitária em Pelotas,Santa Catarina, SC, interrompeu bruscamente os planos de muitos consumidores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Isso porque fiscais descartaram cerca de 1.460 kg de carne bovina imprópria para o consumo — produto que poderia ter ido parar na grelha.

A ação, realizada no dia 27 de março de 2025, ocorreu em dois açougues na avenida Pinheiro Machado, bairro Fragata, e tirou de circulação uma carga que poderia resultar em um “churrasco tóxico“, uma vez que representaria consequências graves à saúde pública.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sendo assim, a partir de informações obtidas através do Old Pelotas, a equipe especializada em fiscalizações e serviços do TV Foco traz abaixo todo o parâmetro da situação, a qual abalou a região catarinense.

Carnes descartadas (Foto Reprodução/Prefeitura de Pelotas)
Carnes descartadas (Foto Reprodução/Prefeitura de Pelotas)

Entenda a interdição

A apreensão, coordenada pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), contou com o apoio da Brigada Militar e de veterinárias da Secretaria de Agricultura e Pecuária do Estado.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fiscais já haviam recebido denúncias anteriores contra um dos estabelecimentos fiscalizados, que voltou a reincidir nas irregularidades.

As irregularidades constatadas foram graves:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Policiais da Patrulha Rural da Brigada Militar em apoio à operação da Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal (Foto: Reprodução/SMS)

“O produto foi descartado corretamente após a constatação das irregularidades” – Afirmou Sidnei Louro, coordenador da Vigilância Sanitária.

O armazenamento da carne violava diretamente as normas sanitárias e colocava em risco a saúde dos consumidores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Um churrasco tóxico:

A expressão ‘churrasco tóxico’ não é exagero. Carne mal armazenada pode ser um vetor para uma série de doenças transmitidas por alimentos (DTAs), como:

Esses microrganismos, invisíveis a olho nu, podem resistir ao calor do preparo e provocar quadros de intoxicação alimentar com sintomas que variam de náuseas a infecções graves.

Em casos extremos, podem levar à hospitalização ou até à morte.

Um dos riscos em se comer carne e embutidos irregulares é o botulismo (Foto: Reprodução/Internet)

Quais outros riscos envolvem o consumo e a comercialização de carne irregular?

Além disso, ainda há o risco da presença de carne clandestina ou de origem duvidosa alimenta crimes como o abigeato – roubo e abate ilegal de gado.

Ou seja, a operação também teve como objetivo coibir esse tipo de prática, que impacta diretamente a cadeia produtiva legal e coloca o consumidor em risco duplo: sanitário e ético.

Conclusão:

Em suma, a Vigilância Sanitária impediu que uma grande quantidade de carne contaminada chegasse à mesa dos consumidores. Além disso, a população precisa desconfiar de preços muito baixos e condições duvidosas de higiene.

Mas, para saber mais sobre outros casos e até decretos da ANVISA, clique aqui. *

Autor(a):

Lennita Lee é jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

Sair da versão mobile