CHOCANTE!

R$15,9 bilhões: Claro compra rival tão grande como a TIM no Brasil e ANATEL ordena que linhas sejam engolidas

14/06/2024 às 16h40

Por: Giovana Misson
Imagem PreCarregada
Anatel e Claro (Fotos: Reproduções / Internet)

Anatel emite decreto para Claro após compra de gigante

Na última quarta-feira, 12, a Anatel emitiu uma ordem a Claro, após a compra de rival tão grande como a TIM no Brasil. O decreto envolvendo as linhas da operadora, que deverão ser ampliadas.

No ano de 2022, a Claro, juntamente com a TIM e Vivo, finalizou o processo de compra da divisão móvel da operadora OI.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas, dois anos depois, a Anatel revelou que a Claro terá que construir 66,5 quilômetros de rede de transporte de alta capacidade para localidades sem backhaul de fibra óptica.

“Backhaul” é o nome atribuído a uma rede de transporte de fibra óptica de alta capacidade, que tem a função de conectar as torres de celular às redes de comunicações das operadoras.

Continua após o Veja Também

Veja também

De acordo com o portal Tudo Celular, a Anatel precisa que a Claro amplie as torres, uma vez que há regiões que não possuem essa estrutura.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A decisão formaliza a transferência completa dos ativos pertencentes à Jonava RJ Infraestrutura e Redes de Telecomunicações.

A empresa nasceu após o pedido de recuperação judicial da OI. Mas, em dezembro de 2022, ela deixou de existir e seu inventário foi internalizado pela operadora.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Desse modo, o Conselho Diretor da Anatel ordenou que a Claro atualize a rede de transporte de fibra óptica, fornecendo estrutura mínima de um gigabit por segundo (1 Gbps) de velocidade de ponta a ponta.

“A Concessionária CLARO S.A. terá a liberdade de escolher a rota (ou rotas) onde deverá construir infraestrutura de fibra óptica a ser escolhida dentre os municípios/localidades identificados pela Anatel como não possuidores de infraestrutura de backhaul com a tecnologia de fibra óptica, de forma que o somatório da rota (ou rotas) escolhida(s) perfaça(m) o total de quilômetros definidos”, diz um dos trechos publicado no Diário da União.

Anatel (Foto: Reprodução / Internet)
Anatel (Foto: Reprodução / Internet)

COMPRA DE RIVAL

No dia 20 de abril de 2022, o processo compra da divisão móvel da operadora Oi foi finalizado entre Tim, Claro e Vivo.

De acordo com o portal, o preço de fechamento da operação ficou em R$ 15,9 bilhões.

Na época, os ativos de infraestrutura começaram a ser incorporados pela Tim, Claro e TIM.

“A conclusão da Operação, nesta data, representa a implementação de uma das etapas mais críticas do Plano de Recuperação Judicial e do Plano Estratégico de Transformação da Oi, visando assegurar à Companhia maior flexibilidade e eficiência financeiras e sustentabilidade de longo prazo”, disse um trecho do comunicado emitido pela empresa.

Operadora de telefone Oi
OI (Foto: Reprodução/ Internet)

Como resolver um problema com a Claro?

A Claro tornou-se uma das principais operadoras telefônicas do Brasil. Mas, muitos clientes não sabem como resolver um problema com a empresa.

De acordo com o site oficial, o cliente pode ligar e para *1052# ou mande um SMS para 1052 para resolver o seu problema.

Claro (Reprodução - Internet)
Claro (Reprodução – Internet)

🚨 Carlos Alberto expõe afastamento de Silvio Santos + Davi vive novo inferno + Desfecho de Tralli na Globo    

anatel
claro
Giovana Misson

Autor(a):

Eu sou Giovana Misson, jornalista por formação pela Universidade Mackenzie de São Paulo. Criadora de conteúdo digital e redatora sobre o mundo das celebridades desde 2019. Já trabalhei em assessoria de imprensa, local em que cuidei de marcas de peso e por redações focadas no entretenimento. Sou apaixonada por moda, beleza, música, séries e nunca perco uma fofoca. Faço matérias focadas em programas de televisão e sobre o cotidiano dos famosos, fato curioso é que sou muito fã de Virgínia Fonseca Email: [email protected]

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.