ENTENDA!
Decreto do CONTRAN: Lei de trânsito desvenda real sobre idade máxima para dirigir e traz bomba da CNH aos 70+
Lei de trânsito desvenda a verdade sobre existir idade máxima para dirigir e regras do Contran atinge CNH de idosos com mais de 70 anos
A CNH é um documento que comprova que um cidadão está apto para dirigir no Brasil. Desse modo, os motoristas devem ficar atentos as leis de trânsito e decisões do Contran para não cometerem nenhuma infração.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nesta terça-feira, 06, iremos falar sobre uma nova lei de trânsito que traz a verdade sobre a idade máxima para dirigir e traz uma bomba nos documentos dos idosos com idade igual ao superior a 70 anos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mesmo com a idade avançada, inúmeros idosos ainda possuem habilidades e adoram dirigir seus veículos. Mas, muitos se preocupam se existe uma idade máxima para dirigir.
Para acabar com a dúvida, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) revelou a verdade: não há um limite máximo de idade para dirigir. Mas, os idosos devem ficar atentos as renovações.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● R$3.000: Lei de Lula entra em vigor nas poupanças e atinge saldo de 2,43M
● Veredito do Detran RJ com nova lei chega com PROIBIÇÃO em setembro que atinge em cheio os carros
● Jornal da Globo confirma lei trabalhista com salário mínimo de R$ 4,5 mil para salvar milhares de CLTs em SP
Ao contrário dos jovens e cidadãos com idade entre 50 e 69 anos, os idosos com idade igual ou superior a 70 anos lidam com a bomba da renovação mais rápida da CNH, de acordo com o portal Estadão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Pessoas com menos de 50 anos: Renovação em 10 anos;
- Pessoas com 50 e 69 anos: Renovação de 5 anos;
- Idosos a partir de 70 anos: Renovação de 3 anos.
COTRAN
Porém, a renovação não é a única exigência do Cotran para renovar a CNH. O órgão estabelece um sistema de classificação para definir a aptidão física e mental do condutor. As classificações são:
- Apto;
- Apto com restrições;
- Inapto temporário;
- Inapto.
Além disso, o Cotran exige exames de vista, que avaliam doenças como glaucoma ou catarata, por exemplo. Nestes casos, é possível que o condutor não consiga a renovação da CNH.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas, caso o idoso com idade igual ao superior a 70 anos passe nos exames, a CNH é renovada e o condutor poderá dirigir normalmente seu veículo.
Por fim, a renovação da CNH precisa ser feita, no máximo, até 30 dias após o vencimento do documento. O processo é simples, basta procurar o Detran do seu estado, pagar a taxa (que varia de local para local) e iniciar o procedimento.
COMO TIRAR A CNH?
Para tirar o documento no Brasil, o cidadão precisa seguir algumas regras. São elas:
- Ser maior de 18 anos para a categoria B (carros de passeio) e para a categoria A (motocicletas);
- Saber ler e escrever;
- Possuir documento de identificação (RG ou equivalente);
- Ser aprovado em exames médicos e psicológicos.
Autor(a):
Giovana Misson
Eu sou Giovana Misson, jornalista por formação pela Universidade Mackenzie de São Paulo. Criadora de conteúdo digital e redatora sobre o mundo das celebridades desde 2019. Já trabalhei em assessoria de imprensa, local em que cuidei de marcas de peso e por redações focadas no entretenimento. Sou apaixonada por moda, beleza, música, séries e nunca perco uma fofoca. Faço matérias focadas em programas de televisão e sobre o cotidiano dos famosos, fato curioso é que sou muito fã de Virgínia Fonseca Email: [email protected]