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Pode ir se despedindo: Coca Cola abaixa as calças e confirma fim de serviço gigante com venda à rival no Brasil


Coca-Cola "abaixa as calças" e coloca para jogo um dos seus serviços mais aclamados no mercado (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco/Coca-Cola-Cimpany/Exame/Freepik)

Após 9 anos atuando neste setor, Coca- Cola crava fim de serviço crucial em país deixando o mercado em choque

Já dissemos em matérias anteriores o quão poderosa a marca Coca-Cola é no mercado*

(Para saber mais sobre o império da Coca-Cola, clique aqui*)

Ao longo de todos esses anos, a mesma dominou espaços adquirindo marcas de diversos setores e, com isso, é uma das marcas quem mais possui lugares nas prateleiras dos supermercados.

Porém, neste mês de abril de 2024, ela surpreendeu o mercado ao “abaixar as calças”, no sentido de ceder, e colocar à venda para rival do segmento, um dos seus serviços mais cruciais de consumo.


De acordo com o portal Globo Rural, mídia de notícias sobre tudo que envolve o agro, da Globo, a Coca-Cola Company, por meio da Leão Alimentos, vendeu a fabricante de lácteos Verde Campo para a Laticínios Porto Alegre.

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Tal rede pertence ao grupo suíço Emmi Group, a venda também envolveu os próprios fundadores da Verde Campo, Alessandro Rios e Álvaro Gazola.

Com isso, fica oficializada a saída da Coca-Cola no segmento em nosso pais.

Trâmites:

Os sócios usaram recursos próprios para a aquisição, porém valor da operação não foi divulgado.

Conforme acordado entre as partes, a Porto Alegre terá 70% do capital da Verde Campo, e os outros dois sócios terão 30%.

Rios e Gazola farão parte do conselho de administração, assim como a Emmi Group, que desde 2017 é dona de 70% da Porto Alegre.

Ricarda Demarmels, CEO da Emmi Group, em nota, afirmou que com essa transação será possível ampliar ainda mais a atuação dos mesmos no mercado e aumentar o valor do portfólio:

“Estamos certos de que, unindo forças com os fundadores da Verde Campo, podemos por a marca na rota de crescimento rentável”

Rios, em meio a entrevista concedida ao portal Valor, informou que os mesmos já eram parceiros em outros negócios e decidiram unir forças agora para adquirir a marca.

Segundo o empresário, a Coca-Cola tomou a decisão de vender operações em áreas em que sua relevância é pequena.

Globalmente, a empresa produzia em torno de 400 tipos de bebidas, mas já anunciou que vai deixar de produzir cerca de metade delas.

Somente no Brasil

MAS ATENÇÃO! A decisão da Coca em sair dos LATÍCINIOS ocorreu SOMENTE NO BRASIIL:

  • Na América do Norte, a companhia anunciou em 2023 um aporte de US$ 650 milhões em uma fábrica de laticínios nos Estados Unidos;
  • Investiu US$ 133 milhões para ampliar a operação de sucos e lácteos da Jugos Del Valle (Sucos Del Valle) – Santa Clara no México;
  • Inaugurou uma indústria de lácteos no Canadá.

Comunicado da Verde Campo

Nesta última segunda-feira (15), a Verde Campo enviou um comunicado aos clientes informando que:

“A venda foi decisão estratégica da Coca-Cola Company, parte da constante avaliação dos ativos da companhia, que permite lapidar o portfólio nos mercados onde opera”.

Mas ainda de acordo com o Globo Rural, ao serem procuradas, tanto a Verde Campo como a Coca-Cola não comentaram a respeito do assunto.

Olhando para o futuro

Segundo João Lúcio Barreto Carneiro, presidente da Porto Alegre, a operação da Verde Campo seguirá independente.

A companhia vai contratar um executivo do mercado para atuar como CEO, e os cerca de 550 empregados atuais serão mantidos após a aquisição.

Ele observou que as linhas da Verde Campo são complementares ao portfólio da Porto Alegre, o que vai permitir à companhia vender mais itens por varejista.

Ele também considerou que a presença da marca Verde Campo em todas as capitais do país pode ajudar a Porto Alegre a introduzir seus produtos em novas praças.

Carneiro disse ainda que a Verde Campo poderá aproveitar a estrutura fabril da Porto Alegre para ampliar sua produção no futuro.

Qual a importância das empresas Verde Campo e Porto Alegre no mercado?

Verde Campo:

Rios e Gazola fundaram a Verde Campo ainda em 1999 e a venderam para a Coca-Cola, por meio da Leão Alimentos, no fim do ano de 2015.

A empresa mineira tem como foco a produção de laticínios funcionais, como zero lactose, com alto teor proteico e com probióticos.

Ela processa em torno de 120 mil litros de leite por dia e faturou R$ 423 milhões só em 2023.

Porto Alegre:

Já a Laticínios Porto Alegre, fundada em 1991, conta com uma capacidade de processamento diário de 1,2 milhão de litros de leite.

Ela é a terceira maior empresa de laticínios de Minas Gerais.

A companhia tem sede em Ponte Nova (MG) e fábricas em Ponte Nova, Mutum (MG), Antonio Carlos (MG), Rio Novo do Sul (ES) e Valença (RJ) e emprega 1,9 mil pessoas.

A empresa produz queijos, cremes de queijo, leite UHT, creme de leite, manteiga, leite em pó, soro de leite em pó e iogurtes, com oferta tanto de itens básicos quanto premium.

Ela também concentra a maior parte de suas vendas em Minas e tem ampliado sua participação no Rio de Janeiro e no Espírito Santo.

A empresa gerou receita bruta de R$ 1,7 bilhão em 2023 e tem perspectiva de chegar a cerca de R$ 2 bilhões neste ano — sem incluir os ganhos com a aquisição.

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