Globo Mais destaques

Com agressão verbal, conteúdo sexual e drogas lícitas, Justiça intervém em novela da Globo

Elisabeta (Nathalia Dill) em cena de Orgulho e Paixão (Foto: Globo/Mauricio Fidalgo)
Elisabeta (Nathalia Dill) em cena de Orgulho e Paixão
(Foto: Globo/Mauricio Fidalgo)

A novela da TV Globo, Orgulho e Paixão, trama exibida na faixa das 18h, foi surpreendida por uma decisão da justiça. De acordo com informações, a emissora teve que trocar o selo de “proibida para menores de 1o anos” para o selo de “proibida para menores de 12”.

+Famoso jogador é encontrado morto com suspeita de suicídio após fazer desabafo na web

Apesar de ser considerado um folhetim leve, a justiça entendeu que Orgulho e Paixão possui cenas incompatíveis com a faixa etária de dez anos, por exibir ações com agressão verbal, apelo sexual, ato violento, consumo de drogas lícitas, insinuação sexual, lesão corporal, linguagem de conteúdo sexual e presença de sangue.

Julieta (Gabriela Duarte) e Camilo (Maurício Destri) em Orgulho e Paixão (Foto: Globo/Raquel Cunha)
Julieta (Gabriela Duarte) e Camilo (Maurício Destri) em Orgulho e Paixão
(Foto: Globo/Raquel Cunha)

Veja os despacho na íntegra:

Despacho nº 119/2018/COCIND/DPJUS/SNJ

Processo MJ nº: 08000.003128/2018-74

Novela: “ORGULHO E PAIXÃO”

Emissora: Rede Globo

CONSIDERANDO que a emissora solicitou autoclassificação da obra como “não recomendada para menores de dez anos”, sendo esta referendada pela Portaria nº 84, de 25 de maio de 2018, com publicação no Diário Oficial da União em 28 de maio de 2018, Seção I, página 48.

CONSIDERANDO que com a manutenção do trabalho ordinário de monitoramento, foram identificadas cenas incompatíveis com a faixa etária de dez anos, a saber: agressão verbal, apelo sexual, ato violento, consumo de drogas lícitas, insinuação sexual, lesão corporal, linguagem de conteúdo sexual e presença de sangue.

CONSIDERANDO que a emissora reiterou a manutenção do pedido de autoclassificação da obra para “não recomendado para menores de dez anos”, mas que a argumentação não foi corroborada pela área técnica, devido a reiteração da apresentação de conteúdos inadequados, sem a apresentação de contrapontos, atenuantes e contextos, resolve:

Revisar a classificação da obra de “não recomendada para menores de dez anos”, alterando-a para “não recomendada para menores de doze anos”, por conter: violência, conteúdo sexual e drogas lícitas.

SAIBA O QUE VAI ACONTECER NO CAPÍTULO 100 DE ORGULHO E PAIXÃO

O noivado de Ema (Agatha Moreira) e Ernesto (Rodrigo Simas) e revelação sobre Susana (Alessandra Negrini) vão marcar o capítulo 100 de Orgulho e Paixão, novela das seis da Globo, que vai ao ar nesta sexta-feira (13).

Grandes momentos de emoção e romance marcam o centésimo capítulo da trama. O primeiro grande acontecimento é a revelação do segredo de Susana. Cansado de esconder o passado, Olegário (Joaquim Lopes) decide trazer à tona toda a verdade sobre a personalidade de sua ex-mulher.

Desesperada, a vilã tenta desqualificar os argumentos de Olegário sobre ela, porém o rapaz dá detalhes sobre as suas maldades, desde as cartas falsificadas para separar Darcy (Thiago Lacerda) e Elisabeta (Nathalia Dill) até a parceria com Xavier (Ricardo Tozzi) para prejudicar os negócios da sua patroa, a Rainha do Café (Gabriela Duarte). Os presentes na mansão de Julieta ficam surpresos com a revelação, e a dona da casa a expulsa do local.

Susana (Alessandra Negrini) é descoberta por todos como a grande vilã de Orgulho e Paixão (Foto: Globo/Raquel Cunha)
Susana (Alessandra Negrini) é descoberta por todos como a grande vilã de Orgulho e Paixão
(Foto: Globo/Raquel Cunha)

Susana, ou Genésia como realmente se chama, jura vingança. Sem ter onde morar, ela procura Lady Margareth (Natalia do Vale) e oferece sua fidelidade para servir aos planos de acabar com o noivado de Darcy e destruir o império de Julieta. A megera inglesa hesita, porém acaba firmando a parceria com Susana.

+ Segundo Sol: Rochelle sofrerá vingança após descobrir segredo de Severo

NOIVADO DE EMA E ERNESTO
Mas o capítulo 100 também tem romance e encantamento. Um dos casais mais shippados pelo público ficam noivos: Ernesto e Ema acabam se rendendo a esse amor construído com algumas idas e vindas. Para encantar sua ‘baronesinha’, Ernesto combina com seu Manoel (Tony Correia), dono do bar, um jantar especial à luz de velas.

Ema (Agatha Moreira) e Ernesto (Rodrigo Simas) em cena de Orgulho e Paixão (Foto: Globo/Paulo Belote)
Ema (Agatha Moreira) e Ernesto (Rodrigo Simas) em cena de Orgulho e Paixão
(Foto: Globo/Paulo Belote)

Sob o pretexto de ser apresentada para Manoel, Ema vai ao bar e se depara com o local decorado em clima romântico e seu namorado vestido elegantemente a sua espera. Ela não entende a intenção de Ernesto, porém o rapaz logo acaba com o mistério e pede sua mão em casamento. Em um clima íntimo e de romance, ele confessa não ter muitos bens a oferecer a Ema, mas garante que lhe dará bastante amor. Ela se comove e aceita o pedido.

As cenas vão ao ar no capítulo desta sexta-feira, dia 13 de julho. Orgulho e Paixão é uma novela de Marcos Bernstein, escrita por Marcos Bernstein e Victor Atherino, e com direção artística de Fred Mayrink.

SIGA O TVFOCO NO INSTAGRAM E FIQUE POR DENTRO DE TUDO! CLIQUE/TOQUE AQUI.

PUBLICIDADE

Comentários recentes