Colunas Globo Opinião TV Foco

Com catálogo cheio de novidades no Globoplay, Globo opta por novela “chata” em seu horário nobre

Globo opta por reexibição de novela morna e "esconde" grandes produções no Globoplay (Montagem: TV Foco)
Globo opta por reexibição de novela morna e “esconde” grandes produções no Globoplay (Montagem: TV Foco)

Vai ao ar na noite dessa segunda-feira, 23 o primeiro capítulo da novela Fina Estampa, que ao contrário do que a Globo anuncia, não foi um dos grandes sucessos da emissora

Estrelada por Lilia Cabral, que interpretou muito bem a protagonista Pereirão, que tem como rival Tereza Cristina, interpretada pela atriz Christiane Torloni, que disputarão o amor de Renê, Dalton Vigh, Fina Estampa, ao lado de Avenida Brasil foi uma das novelas mais vistas da década na Globo, alcançando 39 pontos de audiência. O que não significa exatamente um grande sucesso, visto, que em 2011 ainda era muito pequena o embate entre tv aberta e tv por streaming.

Mas a novela também teve alguns problemas, como a semelhança de tramas, já que Pereirão sofria com a vergonha do filho interpretado por Caio Castro, que escondia dos amigos do curso de medicina que a mãe era um “faz tudo.”

Na mesma época a Globo exibia Morde e Assopra, e uma de suas tramas contava a mesma história do jovem estudante de medicina Guilherme, interpretado por Klebber Toledo, que tinha vergonha da mãe, Dulce, personagem de Cássia Kis que era vendedora de cocada. Isso, inclusive acabou estremecendo a amizade entre os autores da trama, Walcyr Carrasco e Aguinaldo Silva.

Personagens de Fina Estampa (Foto: Reprodução)
Personagens de Fina Estampa (Foto: Reprodução)

Além disso, Fina Estampa também teve problemas de “química” entre o casal protagonista da trama, Griselda e Guaraci, respectivamente, Lilia Cabral e Paulo Rocha. Além disso, como sua primeira protagonista das nove, Lilia Cabral também teve “atritos” com o pessoal do figurino da Globo, pois não gostou das roupas escolhidas para sua personagem, depois que ela fica rica e vai morar no mesmo condomínio de sua rival Teresa Cristina.

As tramas paralelas de Fina Estampa na Globo, também não foram as mais inspiradas do autor, que falou entre outras coisas violência doméstica e barriga de aluguel.

O grande destaque ficou para, Crô, personagem de Marcelo Serrado, que acabara de deixar a Record, onde tinha muito sucesso. O fiel mordomo fez tanto sucesso contracenando com Christiane Torloni e Alexandre Nero que acabou virando filme.

Lilia Cabral (Griselda) e Caio Castro (Antenor) em Fina Estampa; novela motivou fim de amizade de autores da Globo (Foto: Globo/Alex Carvalho)
Lilia Cabral (Griselda) e Caio Castro (Antenor) em Fina Estampa; novela motivou fim de amizade de autores da Globo (Foto: Globo/Alex Carvalho)

Globo tem mais novidades no Globoplay

Vale lembrar que a Globo, optando por Fina Estampa no lugar de Amor de Mãe, perde uma grande oportunidade de divulgar na TV Aberta seus novos lançamentos na plataforma streaming, Globoplay, apesar de se tratar de produtos de gêneros diferentes (novela/série).

Com séries, Como Arcanjo Renegado e Impuros, já caminhando para a segunda temporada, a emissora dos Marinhos poderia trazer um aperitivo maior do que apenas exibir os primeiros episódios na Tela Quente. Além disso, outra opção seria trazer novamente a superssérie Verdades Secretas, que obviamente, precisaria de uma edição para cortar cenas mais fortes não apropriadas para o horário das nove.

Além disso, a Globo também possui títulos de grandes sucessos em seus arquivos como O Canto da Sereia, Amores Roubados, Dalva e Herivelto: uma Canção de Amor, entre outras ótimas opções com número de capítulos reduzidos, ótimos para esses novos tempos da invasão de séries.

Poster de divulgação da série Arcanjo Renegado, novo projeto da Globo
Poster de divulgação da série Arcanjo Renegado, novo projeto da Globo (Foto: Divulgação)

*Essa opinião é apenas uma reflexão pessoal do redator e não retrata exatamente o edital, ideias e argumentos do site TV Foco, que dá liberdade e espaço para seus colaboradores colocarem em prática o exercício da liberdade de expressão.

Participe agora do grupo do TV FOCO no Telegram e receba tudo sobre BBB - Clique aqui

Siga o TV FOCO no Google Notícias e receba as informações bombásticas da TV e dos famosos em primeira mão - Clique Aqui!

Sobre o autor

Mozuka Braga

Formado em Publicidade, Rádio e TV e Teatro é um apaixonado pelo mundo do entretenimento, principalmente séries e novelas. Em 2016 também concluiu sua pós em Produção Executiva e Gestão de TV pela FMU.