A Dona do Pedaço Novelas

Com três fases, novela A Dona do Pedaço desafia equipe na Globo

Maria da Paz (Juliana Paes) em A Dona do Pedaço (Foto: Globo/João Miguel Júnior)
Maria da Paz (Juliana Paes) em A Dona do Pedaço (Foto: Globo/João Miguel Júnior)

Nova novela das nove da Globo, A Dona do Pedaço apresentou um desafio para a equipe de produção da Globo, já que a trama se inicia com um prólogo na década de 1970, tem uma passagem de tempo de cerca de 20 anos (ainda no primeiro capítulo) que situa a história na primeira fase e chega a 2019 em sua segunda semana no ar.

Todo o conceito da caracterização de A Dona do Pedaço foi pensado e  assinado por Sumaia Assis, Martín Macías Trujillo (prólogo e primeira fase) e Marcos Padilha (segunda fase). “O desafio é que vários dos nossos personagens estão no prólogo e nas duas fases seguintes. As mudanças foram pensadas para que, ao chegar em 2019, esses personagens tivessem uma aparência coerente”, explicou Martín, caracterizador mexicano com longa experiência em cinema.

+ Atriz da Globo rebate comparação com vilã de Vale Tudo: “Não é da minha época”

A equipe de A Dona do Pedaço, então, optou por utilizar uma moderna técnica de rejuvenescimento para os atores que atuam no prólogo e na primeira fase. “É o lifting, que consiste em esticar a pele, exatamente nos pontos onde o cirurgião plástico mexe. São adesivos que você cola na pele da pessoa e puxa. Segura na nuca, no meio do cabelo. Para o personagem que está nas três etapas, faço um trabalho de rejuvenescimento geral para o prólogo, depois, para a primeira fase, é só lateral, para já aparecer um pouquinho de peso de idade. E na segunda etapa, supostamente, vai ter uma mudança de acordo com a história desse personagem, alguns melhoram de vida”, revela Martín.

Além disso, nas duas primeiras etapas, a pele do elenco vai parecer um pouco mais morena. “São peles castigadas e com manchas nos homens, porque normalmente, eles ficam muito expostos ao sol. E as crianças vão ter as pernas empoeiradas. Outros atores vão fazer intervenções minimalistas”, diz ele.

+ Bianca Bin vai reviver par romântico com Thiago Fragoso em nova novela

Martín utilizou na novela referências do seu trabalho no filme ‘Casa de Areia’, onde ele rejuvenesceu vários personagens e no qual Fernanda Montenegro e Fernanda Torres interpretaram várias gerações delas mesmas. “Usei essas fotos de referência para podermos programar nossos testes de rejuvenescimento. A principal preocupação aqui é que os personagens sejam visualmente naturalistas. Mesmo que tenham maquiagem, que seja mais natural. Esse é um cuidado porque isso vai marcar um pouco o contraste com a vida do personagem em São Paulo”, atesta ele.

Juliana Paes em cena de A Dona do Pedaço (Foto: Globo/João Miguel Júnior)
Juliana Paes em cena da 2ª fase de A Dona do Pedaço (Foto: Globo/João Miguel Júnior)

Em alguns casos foram feitas mudanças de cabelo, de comprimento, corte e apliques nas fases iniciais. Dulce (Fernanda Montenegro), por exemplo, começa a novela com um aplique mais grisalho, e depois, o cabelo aparece branco e com aplique. “Alguns cabelos não são naturais pela dificuldade do tom, como os cabelos brancos. Mas a gente tem umas fibras sintéticas hoje em dia com aparência natural”, explica.

GRANDE TRANSFORMAÇÃO DA MOCINHA
Uma grande transformação no visual foi pensada para a Maria da Paz. Juliana Paes começa a novela com um aplique e tom de cabelo mais escuro, que muda quando ela enriquece. “O tom louro marca uma virada financeira na vida dela. Na primeira fase, é mulher batalhadora. Em 2019, já é uma Maria da Paz com dinheiro, mas sem um gosto refinado. Ela tem joias, usa o que acha que é top, com a maquiagem que ela acha que é boa, mistura tudo, muita cor, muito brilho, muito ouro”, explica Sumaia Assis.

+ Nova novela das sete, Bom Sucesso traz Grazi Massafera como mocinha que descobre que vai morrer; conheça a história

Quem já chega na novela causando é Kim. A mudança no tom do cabelo da atriz fez toda a diferença para traduzir o espírito moderno que ela imprime quando aparece em cena. “O cabelo da Monica era virgem, acho que ficou incrível e totalmente diferente do que era. Começamos com um louro branco, mas depois puxamos para o louro platinado. Kim é uma mulher moderna, que dita para as outras as influencers, o que está no top de bonito, não tem medo de arriscar”, conceitua Sumaia.

Na contramão dessa paleta capilar dourada vem Vivi Guedes. Paolla Oliveira abandonou os fios louros e precisou pintar o cabelo de castanho, além de receber um aplique para alongar os fios. “A princípio, seria mais comprido e chapadão, mas optamos por não ter um movimento e não ser tão liso”, define.

A Dona do Pedaço estreia na próxima segunda-feira, dia 20 de maio.

SIGA O TVFOCO NO INSTAGRAM E FIQUE POR DENTRO DE TUDO! CLIQUE/TOQUE AQUI.

ANÚNCIOS

ANÚNCIOS

Comentários recentes

CONHEÇA

ASSISTA!