Comissão aprova liberar FGTS e seguro-desemprego após morte do patrão; entenda


Seguro-desemprego e FGTS a trabalhador doméstico em caso de morte de empregador são aceitos em comissãoshutterstock

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 5864/19 , que prevê a extinção do contrato de trabalho doméstico em caso de morte do empregador. Segundo o texto acatado, a manutenção do contrato de trabalho só ocorrerá no caso de continuidade da prestação de serviços na unidade familiar, ou seja, quando houver sucessão de empregadores.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

A relatora, deputada  Doutora Soraya Manato (PSL-ES), concordou com os argumentos apresentados pelo autor, deputado Luiz Lima (PSL-RJ). Ele explica que o objetivo é “preencher uma lacuna legal” que atualmente impede o trabalhador doméstico de receber aviso prévio, seguro-desemprego e de sacar o saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) quando o empregador morre.

Para a deputada, a omissão da atual legislação em relação ao falecimento do empregador pode ter consequências desastrosas para o empregado doméstico. “Nesse caso, ele pode ter verbas rescisórias retidas, e essa situação pode levar anos até ser solucionada”, disse.

A medida aprovada estabelece que as indenizações, aviso prévio e seguro-desemprego, ao trabalhador doméstico serão custeadas com recursos da contribuição atualmente paga pelo empregador para casos de demissão sem justa causa, o que equivale a 3,2% sobre a remuneração bruta do empregado.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


Tramitação

A proposta ainda será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

🚨 "Revolta" de Serginho Groisman por causa de Davi + Global dá calote em garoto de progr@m# + Eliana nas manhãs da Globo     

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA