Globo

Globoighome

Como um desastre tirou a Globo do lixo, destruiu milhões em equipamentos e a tornou a maior emissora do país

Globo se afunda em desespero em meio a crise, vende até sinal da TV aberta e tem prejuízo exorbitante: “R$1bi”
Sede da Globo no Jardim Botânico (Foto: Reprodução)

A TV Globo só se tornou a gigante que é hoje após provar sua eficiência ao cobrir uma enchente desastrosa no Rio de Janeiro, em 1966

A Globo é a maior emissora da América Latina e figura como a segunda maior do mundo, atrás apenas da estadunidense ABC. O problema é que nem sempre foi assim. A platinada precisou passar por uma tragédia para conseguir se tornar grande como é hoje.

Em 1965, a emissora surgiu no Brasil em uma parceria com a empresa de comunicação americana Time Life. Em competições com outros canais como a Record, a Tupi e a Excelsior, a empresa de Roberto Marinho não conseguia emplacar bons números de audiência e sequer agradava o público com a sua programação.

Uma enchente devastadora no Rio de Janeiro, entretanto, mudou essa situação. Em 1966, as ruas da zona sul da cidade foram tomadas de água da chuva, causando prejuízos incalculáveis para moradores da região e até mesmo para a sede da emissora, que fica no Jardim Botânico.

Os diretores da casa tiveram uma ideia que foi muito além do que outros canais faziam na época. Decidiram derrubar toda a programação daquele dia de janeiro e colocaram câmeras posicionadas no terraço da Globo. Os jornalistas acompanharam detalhe por detalhe do que acontecia naquele dia.

AJUDA SOCIAL

Jornalistas iam até os locais mais críticos, filmavam e os motoqueiros levavam as fitas de volta para a emissora. Além disso, a platinada promoveu uma ação social para ajudar aqueles que ficaram desabrigados com as chuvas. Isso chamou muita atenção da população carioca, já que era uma atitude inesperada para um canal de televisão.

Veja também

MUITA DESTRUIÇÃO

A atriz Norma Blum disse em entrevista ao canal que todo o andar térreo foi tomado e equipamentos foram destruídos. De qualquer forma, a partir daquela situação, a Globo começou a crescer e ganhar notoriedade. A gigante da TV se tornou uma das empresas de comunicação mais respeitadas a partir da cobertura daquela enchente.

Enchente fez emissora se tornar a maior do país (Foto: Reprodução/TV Globo)
Enchente fez emissora se tornar a maior do país (Foto: Reprodução/TV Globo)

Siga o TV FOCO no Google Notícias e receba as informações bombásticas da TV e dos famosos em primeira mão - Clique Aqui!

Assuntos

Globo

Quem escreve

Paulo Vito

Paulo Vito é um jornalista que trabalha com celebridades desde 2017 e admira tudo o que envolve o mundo dos famosos e da televisão. Está sempre de olho no que acontece nas redes sociais e faz questão de prestar atenção nas polêmicas e novidades!

TV Foco AO VIVO Acompanhe

Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Ler comentários