ENTENDA!
“Não conseguem”: Comunicado da Uber em 2025 traz fim a motoristas e decreta substituto
24/05/2025 às 14h20

Tecnologia pode assumir função dos condutores e expectativa aponta para um futuro não tão distante
Os motoristas estão em “risco” na Uber. Pelo menos, é o que se prevê no mercado internacional, onde já há novos substitutos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com a revista Exame, os robotáxis estão avançando rapidamente em outros países. Uma parceria entre o aplicativo e a Waymo tem impulsionado essa revolução.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os resultados da colaboração, aliás, já se mostraram positivos. Com uma frota de aproximadamente 100 carros da Waymo, os robotáxis superam em número de viagens mais de 99% dos motoristas humanos, que “não conseguem competir”, segundo o CEO da Uber, Dara Khosrowshahi.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Esses veículos movimentam agora mais viagens do que a grande maioria dos motoristas em termos de viagens completadas por dia”, declarou o representante.
Khosrowshahi revelou planos de expandir a frota de Waymo na cidade para “centenas” de veículos já nos próximos meses. Por isso, a região será uma das primeiras a receber essa expansão tecnológica. A previsão de um futuro com “rede híbrida” de motoristas humanos e robôs já está em curso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, a transição deve acontecer de forma gradual. Além disso, as rotas mais simples tendem a ser dominadas por veículos autônomos, como já acontece em Las Vegas.
Essa mudança promete transformar a mobilidade urbana, mas levanta questões sobre o futuro dos motoristas humanos. Com a expansão da frota de Waymo, Austin se tornará um importante centro para o desenvolvimento de veículos autônomos, que já se mostram extremamente eficientes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Afinal, os motoristas ficarão sem trabalho?
Ao que tudo indica, não totalmente. Mas, certamente, perderão espaço. Khosrowshahi ressaltou que, dentro de 10 a 20 anos, os carros autônomos invadirão o espaço dos condutores humanos, tomando cada vez mais terreno.
Ele defende com convicção que as máquinas, treinadas com dados de milhões de pessoas, “dirigirão melhor do que qualquer ser humano”, justamente por não se distrair. No entanto, no primeiro trimestre de 2025, a Uber registrou um desempenho abaixo das expectativas, com uma receita de US$ 42,8 bilhões.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apesar disso, a empresa segue otimista em relação ao futuro. Khosrowshahi considera os carros autônomos como a “maior oportunidade futura” da empresa e destaca que a expansão de sua frota de automóveis autônomos será central para os próximos passos.

Conclusão
- Em resumo, a Uber confirmou testes com robotáxis;
- Com isso, os motoristas podem perder espaço nos próximos anos;
- Estudo já tem funcionado em Austin, nos Estados Unidos.
+ Contudo, veja ainda outras notícias e curiosidades sobre a Uber!
Autor(a):
Lucas Brito
Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: [email protected]