Presidente do Banco Central pegou milhões de brasileiros desprevenidos ao falar sobre o fim do cartão de crédito
Os cartões de crédito devem acabar em breve. Pelo menos, essa é a opinião de Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, ante a possibilidade de obter crédito através do Pix de maneira mais simples e com menos taxas do que no método tradicional. Mas se engana quem acha que o Pix pode ser o grande substituto dos cartões.
“Com o crédito no Pix você não precisa mais, em tese, de cartões de crédito ou de MDR (taxa de desconto que as credenciadoras recolhem dos lojistas). Você consegue replicar o fluxo que hoje o cartão de crédito faz entre o banco, o lojista e o consumidor”. Disse Campos Neto.

A declaração foi dada em um evento realizado no Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), com a presença de grandes nomes do mercado. Na ocasião, Campos Neto também revelou que o BC estuda mudanças na utilização do cartão de crédito, o maior responsável pelo endividamento no País. “Cartões puxam o spread [diferença entre o preço de compra e venda de uma ação, título ou transação monetária] muito para cima. A inadimplência no cartão de crédito subiu para 52%”. Afirmou por fim.
A ideia do Banco Central é que, futuramente, cada pessoa tenha instalado em seu smartphone um aplicativo que irá integrar bancos, com o sistema chamado open finance. Isto é, não será necessário ter mais de um aplicativo de instituições bancárias para acessar suas contas e fazer transações — todas as informações serão concentradas em um único lugar, inclusive as taxas de crédito para todas as contas disponíveis.

Os cartões de crédito vão acabar?
Um dos principais impulsionadores das mudanças nos cartões de crédito é o Debrix, a primeira moeda digital brasileira. Ainda sem data confirmada para lançamento, o Debrix promete revolucionar a maneira como realizamos transações financeiras no país.
Veja também

Reviravolta: Comunicado do Banco Central confirma substituto da conta poupança e novo queridinho do Brasil

Alerta máximo: Banco Central emite comunicado drástico para milhares que têm dinheiro esquecido nos bancos

Cancelar Pix errado no PicPay: O segredo do Banco Central para acabar com desespero e trazer dinheiro de volta
Segundo a ABECS (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços) o consumidor seguirá tendo diversas opções de meios de pagamento à disposição, adequadas a diferentes realidades e situações, e tendo o poder de escolher qual delas oferece a experiência mais conveniente, segura e adequada ao seu objetivo naquele momento.
VÍDEO YOUTUBE: Ana Hickmann "alcooliz@da" + SBT apela por retorno de Global + Outra estrela da Record tem contas esvaziadas