VÃO COMEMORAR

Comunicado OFICIAL do INSS: Milhares de trabalhadores têm direito a benefício e precisam saber

INSS libera boa notícia para essa classe de trabalhadores (Foto: Divulgação)

INSS libera boa notícia para essa classe de trabalhadores

O Instituto Nacional de Seguro Social, o INSS, que é responsável pelo pagamento de aposentados e pensionistas, tem uma grande notícia para uma classe específica de trabalhadores. Talvez eles não saibam que têm todos os seus direitos, e hoje falaremos sobre eles.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Trata-se de trabalhadores rurais que, conforme informações expostas pelo Ministério da Previdência Social, através do portal do Diário Oficial da União, existem hoje mais de 30 milhões de trabalhadores que trabalham em lavouras em zonas rurais. E esses têm todos os mesmos direitos que os aposentados e pensionistas do INSS.

O INSS é um dos principais programas do governo (Reprodução: Internet)

Os direitos que esses trabalhadores rurais podem ter acesso são: Aposentadoria por idade, aposentadoria por invalidez, auxílio-doença, auxílio-acidente, salário-maternidade, pensão por morte e auxílio-reclusão.

Nessa lista constam diaristas na agricultura, pecuária ou pesca, trabalhadores avulsos ou segurados especiais que abrangem, além dos agricultores e pescadores artesanais, os extrativistas vegetais, indígenas e quilombolas que trabalham na agricultura.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp

O INSS é um dos principais programas do governo (Reprodução: Internet)

Além disso, essa classe de trabalhadores rurais podem solicitar seus benefícios ao INSS pela central de serviços Meu INSS (aplicativo para celular ou em meu.inss.gov.br). Caso possua limitações quanto ao uso da tecnologia, é possível também fazer o pedido pelo telefone 135 ou por meio das entidades conveniadas que possuem Acordo de Cooperação Técnica com o INSS, tais como prefeituras municipais, entidades de classe, como sindicatos de trabalhadores rurais, e colônias de pescadores.