Alerta geral para aposentados e pensionistas do INSS envolvendo o reembolso de benefício após fraude bilionária
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), vive um dos momentos mais dramáticos da história. Ocorre que, o órgão do Governo Federal está diante um escândalo de fraude com estimativa da Polícia Federal de R$ 6,3 bilhões desviados entre 2019 e 2024.
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Diante disso, a autarquia chega com comunicado na era lula (PT) para pedir reembolso em 7 passos simples. Assim, o time de especialistas do TV FOCO, a partir de informações do próprio órgão, traz à tona maiores detalhes sobre o assunto.
Comunicação com o INSS
Em suma, os aposentados e pensionistas notificados sobre descontos registrados nos benefícios devem fazer a comunicação sobre descontos indevidos desde a quarta-feira (14). Ademais, a autarquia reforça que a comunicação é realizada por meio do aplicativo Meu INSS ou no telefone 135.
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Na última terça-feira (13), o INSS enviou uma notificação aos segurados pelo site e app, a respeito dos descontos identificados nos benefícios dos segurados. De acordo com o Instituto, foram 9,4 milhões de segurados notificados.
Ademais, aqueles que receberam a comunicação envolvendo descontos no benefício, necessita fazer uma análise dos descontos e, caso não tenha permitido a dedução, deve informar imediatamente que o desconto não foi autorizado. De qualquer forma, não existe um prazo final para o apontamento.
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Como ver descontos no benefício do INSS?
Vale dizer que, para a verificação se houve a comunicação do INSS envolvendo descontos no benefício, é necessário acessar o site ou aplicativo e seguir os 7 passos a seguir:
- Acesse o Meu INSS e informe seu CPF e senha;
- Siga para Do que você precisa? (clique na lupa);
- Ademais, digite: consultar descontos de entidades;
- Assim, caso tenha descontos, marque se foram ou não autorizados;
- Informe e-mail e telefone para contato;
- Declare se os dados são verdadeiros;
- Confirme no botão Enviar Declarações.
Feito isso, a entidade responsável pelo desconto recebe até 15 dias úteis para comprovar autorização ou devolver o dinheiro ao INSS. Após isso, o valor é repassado ao beneficiário na mesma conta onde recebe o benefício mensal. Caso a associação mostre o comprovante de autorização, o segurado é informado. Mas, ele ainda pode contestar se discordar.
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Prazo para devolução do dinheiro
Vale dizer que, até o momento, não existe um prazo fixo para o dinheiro cair na conta. Afinal, isso depende do tempo que a entidade leva para responder ou ressarcir o INSS. Afinal, a fatia de descontos total ainda é desconhecida e apenas estimada em R$ 6,3 bilhões.
ATENÇÃO MÁXIMA
O INSS deixa claro que, não está entrando em contato por meio de ligações, mensagens de texto ou e-mails para tratar do assunto. Assim, tenha o máximo de atenção para não cair em golpes.
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Os canais oficiais para contato são o aplicativo Meu INSS e a Central 135. Os que preferirem, podem acessar o app e ativar as notificações no celular para receber os avisos automaticamente.
Considerações finais
- INSS lida com escândalo de fraude estimado em R$ 6,3 bilhões desviados entre 2019 e 2024;
- Em suma, o Governo exige reembolso e orienta segurados em 7 passos para contestar descontos;
- Aposentados e pensionistas notificados devem verificar descontos via Meu INSS ou telefone 135;
- 9,4 milhões de beneficiários receberam alerta sobre possíveis irregularidades em seus benefícios;
- Ademais, o repasse ao beneficiário ocorre na conta de pagamento habitual, sem prazo definido.
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