CEO da Uber crava comunicado dando alerta geral aos motoristas de aplicativo e deixa trabalhadores assustados com o peso de suas palavras
Sem dúvidas, o surgimento das plataformas de transporte por aplicativo, como a Uber, por exemplo, revolucionaram a forma de locomoção dos cidadãos em todo o mundo, otimizando muito tempo.
Aliás, não sendo bom somente para os passageiros que podem contar com um transporte mais confortável, mas também ofertando muitos empregos, tirando muitos do vermelho.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Contudo, o CEO da Uber, Dara Khosrowshahi, diz que a profissão não durará e que todos “serão substituídos”, gerando um pouco de receio e hoje vamos esclarecer todos os pontos sobre o tema.
Motoristas de apps, como a Uber, vão ficar sem emprego?
Acontece que, conforma apurado pelo TV FOCO, segundo dados publicados pela Uber, somente nos Estados Unidos, existem mais de 7 milhões de motoristas e entregadores da plataforma.
Para o CEO, os motoristas serão substituídos devido as novas tecnologias. Segundo ela, artifícios como a inteligência artificial e os famosos veículos autônomos vão tomar o lugar dos humanos.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Pátio Batel aos prantos: Shopping nº1 de Curitiba (PR) anuncia inauguração histórica para esmagar rival em 2025
● Adeus, extra: Lei trabalhista em vigor em 2025 revela escala que libera corte em pagamento maior nos feriados
● Celular e +3: Barra Shopping confirma 4 presentões GRÁTIS para salvar clientes no Rio de Janeiro
“Daqui a 15 ou 20 anos, o veículo autônomo vai dirigir melhor do que qualquer motorista humano,” previu o executivo, em entrevista ao Wall Street Journal.
“As máquinas serão treinadas em dados equivalentes a uma vida de milhões de pessoas; ninguém consegue ser tão bom assim. Robôs não se distraem.”, assim disse.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Contudo, apesar do alerta, há discordância
De acordo com o portal ‘Exame’, pesquisadores da Universidade da Califórnia analisaram 2.100 acidentes com veículos autônomos e 35 mil com motoristas humanos.
Dessa forma, concluindo que os carros sem condutor são geralmente mais seguros. Contudo, eles acabam sendo “mais propensos a baterem à noite e ao amanhecer”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O CEO da Uber, acredita que a adoção da tecnologia será gradual, com veículos autônomos já operando em São Francisco e LA, e prevê uma rede híbrida de motoristas e robôs em até 10 anos.
Um estudo de Oxford, projeta que até 58,1% dos empregos no Brasil poderão ser extintos daqui a 20 anos devido à automação, percentual que se eleva para 62% entre os trabalhadores informais.
No entanto, o especialista em IA Miguel Lannes Fernandes defende que a tecnologia não eliminará empregos, mas transformará o mercado, beneficiando aqueles que souberem se adaptar.
Ele ressalta que a IA já se consolidou como uma realidade e que a demanda por profissionais qualificados cresce rapidamente, com milhares de oportunidades abertas no LinkedIn.
Considerações finais
- O alerta do CEO da Uber sobre a substituição de motoristas por veículos autônomos reflete uma tendência de automação, mas a transição será gradual.
- Apesar do impacto no mercado de trabalho, especialistas apontam que a tecnologia criará novas oportunidades para quem se adaptar.
- O futuro exigirá qualificação e flexibilidade para acompanhar as mudanças.
Como se tornar um motorista na Uber?
Em resumo, para se tornar motorista da Uber, basta possuir Carteira de Habilitação Nacional (CNH) categoria B com a observação de que exerce atividade remunerada (EAR).
Além disso, possuir o registro do veículo que será usado, ter um celular e seguro no carro. Também precisa apresentar atestado de antecedentes e enviar uma foto de boa resolução.
Com tudo isso em mãos, basta:
- Acessar o site da Uber ou o aplicativo
- Preencher o formulário de cadastro
- Enviar uma foto da CNH
- Enviar o CRLV
- Aguardar a aprovação da conta
Por fim, vale destacar que, os requisitos para o veículo podem variar de acordo com a cidade. Por exemplo, o ano mínimo de fabricação pode ser diferente de acordo com a cidade.
Aliás, clique aqui e veja a seguinte matéria: Uber baixa o facão e confirma proibição de 10 carros populares no app em 2025.