TV Foco

Confira alguns fatos marcantes da nossa televisão

A Primeira emissora – TV Tupi, canal 3 de São Paulo, em 18 de setembro de 1950.

O Primeiro programa – Logo após o discurso de Assis Chateaubriand ao inaugurar a TV Tupi (e a TV no Brasil), entrou no ar o primeiro programa da TV Brasileira, “TV na Taba”. Um programa de variedades apresentado por: Homero Silva, e com participações de: Lima Duarte, Hebe Camargo, Lolita Rodrigues (somente esses 3 estão vivos), Mazaroppi, Ivon Cury etc…

O Primeiro telejornal – No dia seguinte ao da inauguração, foi ao ar pela TV Tupi o primeiro telejornal da TV Brasileira. “Imagens do Dia”, com apresentação de Rui Rezende.

A Primeira telenovela – Em 1951 vai ao ar pela Tupi a primeira telenovela de nossa TV. “Sua Vida Me Pertence” de Walter Foster, estrelada por: Walter Foster, Vida Alves, Dionisio Azevedo e Lima Duarte, ia ao ar 2 vezes por semana.

O Primeiro seriado – O Primeiro seriado produzido no Brasil foi o “Capitão 7″, exibido pela TV Record em 1954.

O Primeiro humorístico – Em 1953, estréia na TV Paulista o primeiro programa de humor da TV, “A Praça da Alegria”, apresentado por Manoel da Nóbrega.

A Primeira transmissão esportiva – Foi em 18/09/55 (data em que coincidentemente se comemorava 5 anos de TV no Brasil), quando a TV Record transmitiu o jogo “Santos x Palmeiras” direto da Vila Belmiro.

A primeira transmissão a cores – Foi em 1972 com a exibição da festa da uva de Caxias do Sul/RS por uma afiliada da TV Globo.

O programa mais antigo da TV Brasileira ainda em exibição – O programa mais antigo da TV, que ainda é exibido, é o “Programa Silvio Santos”, desde 1962 no ar (com o nome de “Vamos Brincar de Forca”)

Confira a audiência detalhada de todas as novelas da Globo semana a semana aqui

Siga o TV FOCO no Google Notícias e receba as informações bombásticas da TV e dos famosos em primeira mão - Clique Aqui!

Sobre o autor

Redação TV Foco