Colunas

ColunasEspeciais

Conheça cinco tramas de Gloria Perez que quebraram o preconceito do público brasileiro

Tarso de “Caminho das Índias” e Flor e Jatobá de “América” são personagens que mudaram o público (Foto: Montagem/TV Foco)
Tarso de “Caminho das Índias” e Flor e Jatobá de “América” são personagens que mudaram o público brasileiro (Foto: Montagem/TV Foco)

A autora da atual trama das nove “A Força do Querer”, Gloria Perez, tem uma característica única. Ela tem a preferência de escrever sozinha todas as suas tramas. Ainda que para alguns isso dê mais trabalho, para Gloria é a melhor forma para executar o seu trabalho.

Na Globo sua escrita se destaca por ter folhetins que tratam de forma mais realistas as histórias de suas personagens, a autora gosta de saber o que o público está pensando para assim escrever melhor sobre diversas realidades brasileiras. A quebra de preconceitos e a conquista de ser curar de doenças graves são marcas registradas de Gloria Perez.

Recentemente, a revista Guia da TV, elaborou uma lista com as tramas da autora que mudaram o pensamento fechado de muitos noveleiros de plantão. Confira:

Em cena Tarcísio Meira e Cristiana Oliveira na novela “Corpo e Alma” (Foto: Reprodução/Globo)

Corpo e Alma

Em 1992, a novela “Corpo e Alma” tratou do tema doação e transplante de órgãos. Em sua semana de estreia, o Instituto do Coração em São Paulo, recebeu nove órgãos. Sendo que estavam há dois meses sem doações. Esse foi um feito da novela protagonizada por Tarcísio Meira e Cristiana Oliveira interpretando as personagens Diogo Santos e Paloma Bianchi, respectivamente.

Veja também

Em “O Clone” Viviane Victorette, Débora Falabella e Thiago Fragoso nos bastidores da novela (Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal)

Clone

Quando foi exibida em 2001 a novela “O Clone” aumentou o números de pessoas que buscaram ajuda em centros de recuperação para dependentes químicos. Débora Falabella interpretava Mel, Thiago Fragoso dava vida ao Nando e Osmar Prado representava Lobato, as três personagens na trama que sofriam com a dependência química de drogas e bebidas.

Haydée vendo fotos antigas em “América” (Foto: Reprodução/Globo)

América

O folhetim “América” em 2005 que contava a saga de Sol (Deborah Secco), foi o responsável por fazer crescer a procura por informações no ambulatório de psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo. Isso por que, na trama havia a personagem Haydée (Christiane Torloni) que era cleptomaníaca. Além do mais, a novela retratava também a necessidade de inclusão das personagens Flor (Bruna Marquezine) e Jatobá (Marcos Frota) que eram cegos.

Bruno Gagliasso como o Tarso, esquizofrênico, “Caminho das Índias” (Foto: Reprodução/Globo)

Caminho das Índias

Tarso e Ademir vividos por Bruno Gagliasso e Sidney Santiago, respectivamente, eram personagens esquizofrênicos na novela “Caminho das Índias” (2009) e mostraram para o público como a falta de limites e compreensão na criação dos filhos pode levar a consequências graves. Além do que, como o tratamento certo para pessoas que têm esquizofrenia pode transformar completamente suas vidas.

Nanda Costa é protagonista Morena de “Salve Jorge” (Foto: Reprodução/Globo)

Salve Jorge

Tráfico internacional de mulheres era o tema principal da trama de “Salve Jorge”, no folhetim a personagem Morena vivida por Nanda Costa, se tornou prostituta depois de ser traficada para a Turquia quando esperava uma vida melhor para ela e sua família, graças a novela as denúncias contra este crime aumentaram consideravelmente.

 

VÍDEO YOUTUBE: Famoso é pego em sexo a 3 e esposa fala abertamente sobre traição

Quem escreve

Thais Teles

Apaixonada por desenhos, fã de Jogos Vorazes, admiradora de Frida Kahlo, adora se perder no catálogo da Netflix e se emocionar com Coldplay. Desde menina sempre foi apaixonada por televisão, noveleira assídua desde as tramas alá Maria do Bairro ou intensas como o furacão Carminha. Formada em Publicidade e Propaganda em 2014. Escreve desde que se conhece por gente. Foi no ano de 2017 que integrou oficialmente o time TV Foco e desde então adora fofocar e dar spoilers das novelas. 

TV Foco AO VIVO Acompanhe

Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Ler comentários