Agora

AgoraContas a pagar: confira tudo sobre despesas

Conta de água aniquilada em 2024 para idosos 65+: Como garantir benefício em 3 passos simples e salvar o bolso

Conta de água de graça em 3 passos (Foto: Reprodução / Canva / Montagem TV Foco)
Conta de água de graça em 3 passos (Foto: Reprodução / Canva / Montagem TV Foco)

Já imaginou não ter que pagar a conta de água?

Essa realidade é possível em 2024 para idosos com mais de 65 anos de idade. Saiba como garantir o benefício de ter a conta de água aniquilada em 3 passos simples, para sair do sufoco de vez.

Mas antes disso vamos falar sobre um benefício que é possível solicitar mesmo para quem não tenha contribuído para o INSS e tenha mais de 65 anos de idade.

SAIBA MAIS! Adeus conta de água: Fim do pagamento acaba de ser confirmado a milhares de CPFs e cai como presente

Trata-se do BPC/LOAS, que oferece um salário mínimo (R$ 1.412) por mês, sem o 13º salário, que é concedido para pessoas idosas, com mais de 65 anos, ou com deficiência ou incapacidade de longa duração, que possuam renda familiar de até ¼ do salário mínimo por pessoa.

“O BPC é de responsabilidade da União Federal. Às vezes, as pessoas confundem o INSS com assistência social, mas ele é apenas um órgão que vai pagar o benefício. Em tese, é mais ou menos assim: o INSS paga e recebe um reembolso da União pelo pagamento”, destacou o advogado especialista em Previdência Social, Hilário Bocchi ao portal UOL.

Veja também

“O Benefício de Prestação Continuada é de natureza assistencial. Enquanto a previdência é só para quem paga (se você não paga, não tem o direito aos benefícios), a assistência social é “uma ajuda do Estado” para pessoas que estão em situação de vulnerabilidade. Por isso, para receber o BPC, as pessoas têm que provar que não têm condições de se manter, e que a família também não tem condições de manter essas pessoas”, afirma Hilário Bocchi.

Para ter acesso ao BPC/LOAS, primeiro, é necessário se inscrever no Cadastro Único (CadÚnico), do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo. O CadÚnico é um instrumento de coleta de informações para identificar todas as famílias de baixa renda existentes no Brasil.

PODE SER ACUMULADO COM OUTRO BENEFÍCIO?

O BPC não pode ser acumulado com outro benefício da Seguridade Social (como, por exemplo, o seguro desemprego, a aposentadoria e a pensão) ou de outro regime, a não ser com a assistência médica, pensões especiais de natureza indenizatória e a remuneração do contrato de aprendizagem.

Para saber se o LOAS foi aprovado, basta consultar o site ou o aplicativo de celular Meu INSS. Pode-se ligar, também, para a Central 135. A ligação é de graça para telefone fixo.

O BPC é pago através de um cartão magnético que é usado apenas para o LOAS. O cartão é gratuito e o beneficiário não precisa comprar nenhum serviço ou produto do banco. É possível também receber o pagamento através de conta-corrente ou conta-poupança.

Quem tem esse benefício também pode solicitar empréstimo consignado, que é aquele crédito descontado em folha e possui as menores taxas do mercado.

Benefício de Prestação Continuada - BCP/LOAS (Foto: Reprodução / Internet)
Benefício de Prestação Continuada – BCP/LOAS (Foto: Reprodução / Internet)

CONTA DE ÁGUA ANIQUILADA?

Muitas pessoas não sabem, mas é possível conseguir descontos no pagamento da conta de água. Isso é possível por meio da Tarifa Social, que e é destinada às famílias de baixa renda, desempregados, pessoas com deficiência e pessoas que necessitam da utilização de aparelhos médicos em casa.

O programa exige um valor mínimo de R$ 7, para consumo mensal de até 10m³, como consta nas regras divulgadas pelos órgãos. Siga os 3 passos simples para conseguir esse desconto:

1. Para pedir pela tarifa reduzida na água, o solicitante deve acessar o espaço virtual da concessionária de água através do aplicativo ou ir a uma das agências presencialmente;

2. É necessário que a família esteja inscrita no CadÚnico, com renda familiar mensal, por pessoa, menor ou igual a meio salário mínimo nacional;

3. O desconto também é oferecido aos idosos com 65 anos ou mais e pessoas com deficiência que recebam o Benefício de Prestação Continuada. É preciso apresentar os documentos e o NIS;

Contas de água e luz
Conta de água (Foto: Reprodução / Canva)

🚨 Davi vai ser expulso no BBB24? + Ivete é INTERNADA + Jojo é traída e se VINGA

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Quem escreve

Diego Laureano

Sou formado em Teatro, Produção Audiovisual e Jornalismo e completamente apaixonado por comunicação. Já atuei em emissoras de TV como Assistente de Produção e Redator em portais de entretenimento. Escrevo sobre televisão e seus bastidores, com responsabilidade, clareza, leveza e muito amor desde 2008. Mas a minha realização profissional está no Departamento de Novelas e Realities, no qual faço parte no TV Foco desde 2022. Além de Redator, atuo como Co-Apresentador das Lives do site no YouTube, às terças e sextas-feiras. Minhas redes sociais são: [email protected]