Atenção!

CONTA DE LUZ totalmente GRATUITA: Aprenda a solicitar a sua em apenas 1 passo e 3 critérios simples


Conta de luz 100% gratuita (Reprodução/Montagem/Canva)

Garanta conta de luz gratuita em apenas 1 passo e 3 critérios!

As contas de casa costumam ser uma grande preocupação no dia a dia de milhões de brasileiros, especialmente para aqueles que moram com mais de duas pessoas, portanto, nós do TV Foco vamos te mostrar como ter a conta de luz totalmente gratuita com apenas 1 passo, seguindo 3 critérios importantíssimos.

Desse modo, para quem não sabe, a isenção da conta de luz é um benefício para os idosos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) fornecido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), com o objetivo de amparar aqueles que necessitam de auxílio financeiro, sujam elas idosas ou pessoas com deficiência.

Vale ressaltar que para receber esse benefício de isenção é necessário seguir alguns critérios determinados pelo próprio programa BPC, como ser cidadão brasileiro ou nascido em Portugal, ter uma idade mínima de 65 anos de idade, e por fim, ter uma renda per capitã familiar de até 1/; do valor do salário mínimo, ou seja, R$330 por pessoa.

Caso você se enquadre nas regras necessárias você já poderá ter o direito de solicitar o benefício. Para realizar a solicitação, basta entrar em contato com o INSS através dos canais de atendimento disponíveis, respeitando sempre os critérios de participação.

A partir daí, a companhia elétrica irá verificar se o BPC está ativo e se o beneficiário é um cliente residencial. A redução na conta de luz varia de acordo com o consumo mensal de cada família, indo de 10% a 65%, até o limite de 220kWh.

Veja também

Segundo o Ministério da Cidadania, mais de 4,6 milhões de pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) têm direito a desconto na conta de luz. A redução no valor da fatura pode chegar a 65% e é garantida pela Tarifa Social de Energia Elétrica, mas nem todos sabem dessa vantagem. Hoje, apenas 383 mil solicitaram a dedução.

A iniciativa representa um grande avanço na economia brasileira, já que a isenção pode significar uma grande economia no orçamento de milhões de cidadãos brasileiros, aumentando o poder de compra. Além disso, eles podem destinar esse dinheiro economizado com outras necessidades, trazendo mais conforto e alívio para a vida financeira.

O que é o BPC e como ele funciona?

O Benefício de Prestação Continuada (BPC), previsto na Lei Orgânica da Assistência Social, é a garantia de um salário mínimo por mês ao idoso com idade igual ou superior a 65 anos ou à pessoa com deficiência de qualquer idade. No caso da pessoa com deficiência, esta condição tem de ser capaz de lhe causar impedimentos de natureza física, mental, intelectual ou sensorial de longo prazo (com efeitos por pelo menos 2 anos), que a impossibilite de participar de forma plena e efetiva na sociedade, em igualdade de condições com as demais pessoas.

Vale ressaltar que o BPC não é aposentadoria. Para ter direito a ele, não é preciso ter contribuído para o INSS. Diferente dos benefícios previdenciários, o BPC não paga 13º salário e não deixa pensão por morte. Também é necessário que a renda por pessoa do grupo familiar seja igual ou menor que 1/4 do salário-mínimo (Como calcular a renda per capita familiar). Além da renda de acordo com o requisito estabelecido, as pessoas com deficiência também passam por avaliação médica e social no INSS.

Consumidores ficam em choque com situação (Foto: Reprodução/ Internet)
Isenção na conta de luz (Foto: Reprodução/ Freepik)
BOC é voltado aos idosos 65+ e pessoas com deficiência de baixa renda (Reprodução: Internet)
BPC é voltado aos idosos 65+ e pessoas com deficiência de baixa renda (Reprodução: PBH)
Pagamento antecipado do INSS é confirmado (Foto: Reprodução/ Internet)
Meu INSS (Foto: Reprodução/ Internet)

🚨 BBB24: Davi menosprezado por rivais + Globo "apaga" Bia + Mãe de Matteus desaprova Cunhã e é detonada    

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Autor(a):

Cursando Jornalismo e completamente apaixonada por comunicação social e entretenimento. Antenada nas redes sociais e acompanhando as vidas movimentadas das celebridades. Fanática pelas divas do pop e extremamente cinéfila, sou a pessoa que passa horas vendo filmes e está sempre procurando séries novas. Meu objetivo é ser o mais clara possível e espalhar todas as fofocas.