Contas a pagar: confira tudo sobre despesas

Contas a pagar: confira tudo sobre despesas

Conta de luz aniquilada e aluguel gratuito: Lula chega com 2 isenções para salvar milhões de CPFs em 3 passos

Conta de luz aniquilada e aluguel gratuito (Foto: Reprodução/ Internet)
Conta de luz aniquilada e aluguel gratuito (Foto: Reprodução/ Internet)

Brasileiros podem ter conta de luz aniquilada e aluguel gratuito

Os cidadãos de baixa renda que vivem em situação de vulnerabilidade socioeconômica têm direito a solicitar duas isenções, garantidas pelo presidente Lula por meio do CadÚnico (Cadastro Único). O desconto na conta de luz e o aluguel gratuito são os benefícios em destaque entre essas pessoas.

O CadÚnico é um conjunto de informações sobre as famílias brasileiras em situação de pobreza. Esses dados são utilizadas pelo Governo Federal, pelos Estados e pelos municípios para implementação de políticas públicas capazes de promover a melhoria da vida dessas famílias.

Entretanto, segundo o portal ‘FDR’, para fazer parte dos beneficiários do CadÚnico e ter acesso a ambas as isenções, é preciso cumprir alguns requisitos, se enquadrando em um perfil específico. Dessa forma, confira a seguir os detalhes sobre as isenções da conta de luz e do aluguel.

Conta de luz

A Tarifa Social de Energia Elétrica contempla diferentes faixas de desconto, que variam conforme o consumo mensal de energia elétrica. Dessa forma, essas faixas são determinadas pela quantidade de kilowatts/hora (kWh) consumidos pela família durante o mês. Confira abaixo quanto você consegue aniquilar da sua conta de luz estando inscrito no CadÚnico.

  • 65% de desconto para consumo mensal entre 0 e 30 kWh;
  • 40% de desconto para consumo mensal entre 31 e 100 kWh;
  • 10% de desconto para consumo mensal entre 101 e 220 kWh;
  • Acima de 221 kWh não há descontos oferecidos.
A conta de Luz está dentro da Tarifa Social (Reprodução: Internet)
A conta de Luz está dentro da Tarifa Social (Reprodução: Internet)

Conforme estabelecido no regulamento, existem critérios específicos que devem ser atendidos para ter direito à Tarifa Social.  Dentre eles a pessoa deve ser cliente residencial de baixa renda, estar inscrito no CadÚnico e ter uma renda familiar mensal per capita inferior a meio salário mínimo.

Veja também

Esses critérios são fundamentais para garantir que a Tarifa Social seja direcionada às famílias de baixa renda que realmente necessitam desse benefício, oferecendo-lhes um suporte adequado para o acesso à energia elétrica.

Aluguel gratuito

Trata-se do auxílio aluguel, e a primeira etapa que a família deve cumprir é o cadastramento no CadÚnico. É importante ressaltar que, para aqueles que já possuem cadastro, é imprescindível manter atualizado. O auxílio aluguel pode ser disponibilizado de duas formas: por meio de uma iniciativa das prefeituras ou pelo Governo Federal. 

Auxílio aluguel garante gratuidade para famílias vulneráveis (Foto: Reprodução/ Internet)
Auxílio aluguel garante gratuidade para famílias vulneráveis (Foto: Reprodução/ Internet)

Essa iniciativa pretende auxiliar as famílias em situação de vulnerabilidade a garantir uma moradia digna. É importante frisar que essa isenção é uma medida temporária e é pago até que a família tenha condições de se sustentar em outra residência.

Quais são os passos para ter acesso aos benefícios?

Dessa forma, para ter acesso à isenção da conta de luz e a gratuidade no aluguel, é preciso se inscrever no CadÚnico. Confira a seguir como garantir o cadastro em apenas 3 passos.

  • Ter uma pessoa responsável pela família para responder às perguntas do cadastro. Essa pessoa deve fazer parte da família, morar na mesma casa e ter pelo menos 16 anos.
  • Para o responsável pela família, de preferência uma mulher, é necessário o CPF ou Título de Eleitor.
  • Exceção: no caso de responsável por famílias indígenas e quilombolas, pode ser apresentado qualquer um dos documentos abaixo. Não precisa ser o CPF ou o Título de Eleitor.

🚨 Davi vai ser expulso no BBB24? + Ivete é INTERNADA + Jojo é traída e se VINGA

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Quem escreve

Kelly Araújo

Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: [email protected]