“Cordel Encantado”, um encanto de novela

Nunca acompanhei uma novela das seis. Nem quando eu conseguia estar em casa a essa hora, uns trocentos anos atrás. As tramas açucaradas me pareciam demasiado infantis mesmo quando eu ainda era criança. Mas este ano, pela primeira vez na…

23/09/2011 15:01

3 min

Continua depois da publicidade

Nunca acompanhei uma novela das seis. Nem quando eu conseguia estar em casa a essa hora, uns trocentos anos atrás. As tramas açucaradas me pareciam demasiado infantis mesmo quando eu ainda era criança.

Continua depois da publicidade

Mas este ano, pela primeira vez na vida, uma obra deste horário me atiçou a curiosidade. Comecei a ler em todos os lugares que “Cordel Encantado” era um marco no gênero. Pessoas que seguiam a trama me confirmaram: roteiro, elenco, produção, era tudo primoroso. E a audiência em alta estava recompensando tanta qualidade.

Resolvi então assistir aos últimos capítulos da novela. Já tinha uma boa noção da história, que mistura cangaço e contos de fadas sem a menor cerimônia. E fiquei, hmm, encantado com o que vi.

Continua depois da publicidade
Alex Carvalho/Globo
Primeiro beijo do rei Augusto (Carmo Dalla Vecchia) e da cozinheira Maria Cesária (Lucy Ramos) em "Cordel Encantado"
Primeiro beijo do rei Augusto (Carmo Dalla Vecchia) e da cozinheira Maria Cesária (Lucy Ramos) em “Cordel Encantado”

O primeiro impacto é visual. “Cordel Encantado” foi gravada com modernas câmeras digitais F35. A textura e a profundidade da imagem são impressionantes, ainda mais se vistas numa TV de alta definição.

Os cenários e os figurinos combinam épocas diferentes mas formam um universo próprio e coerente, quase crível. Nada é muito realista: ninguém andava tão empetecado no sertão nordestino de quase um século atrás, mas quem se importa?

Continua depois da publicidade

Também é verdade que os atores estão todos bem, sem exceção. Até mesmo aqueles que nunca foram associados a grandes interpretações deram conta do recado. É o caso de Marcelo Novaes, divertido como o gago Quiquiqui. Nomes consagrados como Osmar Prado ou Marcos Caruso, então, deitaram e rolaram. E que delícia rever veteraníssimas como Ilva Niño ou Berta Loran, há tempos sumidas do vídeo, ao lado de um batalhão de rostinhos (para mim) desconhecidos.

Leia também

Nem tudo é perfeito, claro. O vilão Timóteo (Bruno Gagliasso) fugiu do hospital e passou três dias perambulando pela cidade de Brogodó sem que nada acontecesse ou alguém o reconhecesse. Enquanto isto eram realizados uns quarenta casamentos, com intermináveis juras de amor eterno.

Continua depois da publicidade

As autoras Duca Rachid e Thelma Guedes acertaram ao criar personagens bem definidos: uma imensa maioria de bonzinhos e alguns malvados bem maus mesmo, sem nuances ou conflitos internos. Bem longe da atormentada Norma de “Insensato Coração”, tão contraditória quanto implausível.

“Cordel Encantado” termina hoje como aquele raro exemplo do que acontece quando os deuses noveleiros entram num acordo. Tudo deu certo, sob os aplausos da crítica e do público. E até eu, que prefiro mais realismo e complexidade, fiquei com pena de não ter visto a novela mais vezes.

Continua depois da publicidade

Tony Goes da Folha

Quer receber avisos de notícias no seu dispositivo? Ative as notificações do TV Foco.

Continua depois da publicidade

A redação do site TV Foco é formada por vários profissionais que estão sempre prontos para informar seu público e levar o máximo de informações para ele. Por isso, estamos sempre antenados em tudo que está acontecendo na TV, nas redes sociais, nas festas e em todos os cantos do mundinho dos famosos. Redação TV FOCO publica notícias diariamente sobre o mundo do famosos e também da televisão. Especializado em números sobre a audiência da TV. Para entrar em contato envie um email para: redacao@otvfoco.com.br