ATENÇÃO!
Corre: Desconto no IPVA acima dos 20% é garantido à lista de motoristas no Brasil em 2025 só até dia 31/1
30/01/2025 às 11h10

Milhares de motoristas podem conquistar uma isenção incrível no pagamento do IPVA para quem começar a pagar o imposto até amanhã
O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é uma obrigação anual para quem possui um veículo registrado no Brasil e geralmente acaba pesando no bolso de muitos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ademais, o valor do imposto varia conforme o estado, o modelo e o ano do veículo, sendo um custo significativo para muitos motoristas que, às vezes, precisam fazer milagres para pagar o imposto.
No entanto, existem casos em que é possível garantir a isenção desse pagamento, beneficiando grupos específicos. Assim, demandando a atenção dos condutores aos prazos e condições.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Aliás, até o dia 31 de janeiro, uma lista de motoristas podem garantir uma isenção salvadora no IPVA, evitando o grande peso dessa despesa e garantindo maior alívio financeiro.

Garanta a isenção do imposto
Conforme apurado pelo TV FOCO, segundo o portal oficial do Governo do Rio Grande do Sul, o IPVA pode acabar parcelado em até seis vezes, desde que o primeiro pagamento ocorra até amanhã (31).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Eduardo Pimentel ciente: Gratuidade nos ônibus é confirmada a +5 grupos além dos idosos 60+ em Curitiba, PR
● Dívida de R$85M: Supermercado popular em Campinas, SP, fecha definitivamente em 2025 e abala clientes
● Proibição: 60 remédios populares das 40+ são apreendidos em Salvador, BA, e acende sinal alarmante na ANVISA
Além disso, o dono do veículo pode garantir uma isenção salvadora na hora de pagar o imposto. Isso porque, ao parcelar em seis vezes, e começar a pagar até dia 31, há um desconto garantido.
Assim, ao optar por essa forma de pagamento, os condutores garante descontos imperdíveis nas três primeiras parcelas, sendo:
- Janeiro: 6% de desconto
- Fevereiro: 3% de desconto (pagamento até o dia 28)
- Março: 1% de desconto (pagamento até o dia 31)
Além do parcelamento com redução no valor, existem descontos adicionais para motoristas e contribuintes cadastrados na Nota Fiscal Gaúcha:
Bom Motorista (condutores sem infrações de trânsito):
- 15% de desconto para quem não teve infrações entre 1/11/2021 e 31/10/2024
- 10% de desconto para quem não teve infrações desde 1/11/2022
- 5% de desconto para quem não teve infrações desde 1/11/2023
Bom Cidadão (cadastro na Nota Fiscal Gaúcha – NFG):
- 5% de desconto para quem possui 150 notas fiscais ou mais
- 3% para quem tem entre 100 e 149 notas
- 1% para quem acumulou entre 51 e 99 notas fiscais

Pagamento do IPVA
Para quitar o IPVA, o proprietário precisa apresentar o código Renavam e a placa do veículo nos seguintes locais:
- Bancos credenciados: Banrisul, Bradesco (somente correntistas), Sicredi, Sicoob, Banco do Brasil (somente correntistas) e lotéricas da Caixa Econômica Federal.
- Pix: Disponível em mais de 760 instituições financeiras. Atenção para gerar um novo QR Code a cada mês em caso de parcelamento.
Ademais, para evitar golpes, é fundamental conferir os dados do destinatário antes de efetuar o pagamento. O governo do estado não envia boletos nem links de cobrança do IPVA.
Os pagamentos devem ser feitos exclusivamente pelo site ou aplicativo do IPVA RS, acessíveis por login gov.br. Mais informações podem ser consultadas no site da Receita Estadual do RS.
Considerações finais
- Aproveitar os descontos no IPVA pode aliviar o orçamento dos motoristas.
- Quem parcelar o IPVA em até seis vezes garante uma isenção salvadora de 6, 3 e 1% nas três primeiras parcelas.
- Além disso, há os programas estaduais que garantes os descontos.
- O parcelamento com abatimentos e os incentivos para bons condutores e cadastrados na Nota Fiscal Gaúcha garantem condições vantajosas.
- Com o prazo final se aproximando, é essencial planejar o pagamento e evitar golpes.
- Acesse sempre fontes oficiais, como o site da Receita Estadual do RS.

Idosos são isentos do pagamento do IPVA?
A isenção do IPVA pode ocorrer pela dada de fabricação dos veículos que varia entre 15 e 30 anos. Além disso, condutores PCD também podem solicitar a mesma.
No entanto, o fato é que a isenção de idosos ainda não é prevista por nenhuma lei. Porém, é comum que pessoas acima dos 60 anos, apresentem doenças ou condições físicas restritivas.
Assim, os condutores com doenças determinadas pelo Ministério da Saúde podem solicitar a isenção do IPVA através de laudos médicos que comprovem a sua situação de saúde.
Por fim, clique aqui e veja uma lista de carros que tem IPVA isento em 2025.
Autor(a):
Larissa Caixeta
Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.