TV Foco

Corte do Governo, avanço da internet e redes sociais: Globo acaba com salários milionários para sobreviver

Faustão custa o dobro para veicular anúncio comparado com Luciano Huck (Foto: Reprodução/Globo/Montagem)
Faustão é dono do maior salário da TV e Luciano Huck deve ficar com o posto com a saída dele da Globo (Foto: Reprodução/Globo/Montagem)

Faustão é dono do maior salário da TV e Luciano Huck deve ficar com o posto com a saída dele da Globo

Não é novidade para ninguém que o Brasil, e parte do mundo, enfrentam uma crise financeira por conta da pandemia do Coronavírus. A situação é tão crítica que isso acabou resvalando nos salários de apresentadores e atrizes das emissoras brasileiras. Globo e SBT, por exemplo, estão se desfazendo dos grandes salários.

Além da crise financeira, outro ponto a se destacar, segundo uma análise feita por Leo Dias, do Metrópoles, é a ascensão da internet, que vem tomando o espaço da televisão, acrescido a isso existem ainda as plataformas de streaming. Para se adaptar a essa nova realidade, as emissoras estão se vendo na obrigação de reduzir os gastos.

Para se ter uma dimensão, o salário mais alto da televisão brasileira hoje em dia é o de Faustão. Estima-se que o apresentador receba mensalmente da Globo cerca de R$ 5 milhões. Porém, ele sai este ano do canal. Outro que também ganha bem é Galvão Bueno. Rumores apontam que essa mordomia toda dele também pode acabar.

A Globo estaria querendo reduzir o salário do narrador. Além disso, a emissora parou de apostar em contratos vitalícios com seus atores e atrizes. Para se ter uma pequena dimensão, muitos destes profissionais ganhavam uma alta quantia mensal mesmo sem estarem trabalhando e isso custava uma fortuna aos cofres da emissora.

Por conta disso, vários nomes foram dispensados da Globo e atualmente o canal mantém contratos vitalícios com apenas pouquíssimos veteranos. Os demais são apenas por obra. Em função disso, os artistas passaram a se aproveitar de outros meios para continuarem ganhando dinheiro, mesmo fora da televisão.

Galvão Bueno
Galvão Bueno também recebe fortuna na Globo (Foto: Reprodução)

Salários no SBT

Para se ter uma pequena dimensão, o SBT passou a apostar em novas ofertas salariais. Apresentadores como Ratinho e Celso Portiolli ganham um salário fixo da emissora e receberiam um extra que seriam fruto dos merchandisings que eles fazem ao longo de seus programas.

Governo Federal reduz verba

Além disso, o Governo Federal passou a diminuir a verba que repassa para as emissoras de televisão. Há alguns anos, a Globo ficava com a maior parte da parcela desse montante, cerca de 39%, e estima-se que atualmente o canal dos Marinhos receba apenas 17% do valor do investimento

Participe agora do grupo do TV FOCO no Telegram e receba tudo sobre BBB - Clique aqui

Siga o TV FOCO no Google Notícias e receba as informações bombásticas da TV e dos famosos em primeira mão - Clique Aqui!

Sobre o autor

Kelly Araújo

Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou fascinada pelo que faço e procuro sempre trazer o melhor conteúdo para o leitor.