COMUNICADO

“Cresceu”: Renata Vasconcellos paralisa JN às pressas com anúncio do INSS que atinge em cheio idosos 60+


No Jornal Nacional, Renata Vasconcellos expôs notícia do INSS (Foto: Divulgação)

Renata Vasconcellos surpreendeu em edição do Jornal Nacional ao falar sobre o INSS

Durante edição do Jornal Nacional, Renata Vasconcellos comentou sobre um aumento que acerta em cheios os beneficiários do INSS. Acontece que a notícia também levanta um sinal de alerta no governo.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Para quem não sabe, o INSS é responsável pelo pagamento de aposentadorias, auxílios e pensões. E quem sustenta esse modelo são os contribuintes, aquelas pessoas que exercem atividade remunerativa.

E como destacado por Renata Vasconcellos no Jornal Nacional no dia 1° de abril desse ano, o número de beneficiários do INSS subiu 3 vezes mais do que o de pessoas que contribuem.

No Jornal Nacional, Renata Vasconcellos falou do INSS (Foto: Divulgação)
No Jornal Nacional, Renata Vasconcellos falou do INSS (Foto: Divulgação)

“Um estudo sobre as contas da Previdência Social constatou que, em dez anos, o número de benefícios pagos pelo INSS cresceu três vezes mais do que o de contribuintes”, disse a âncora do Jornal Nacional.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


Em seguida, a reportagem mostrou dados em que um levantamento publicado no jornal O Globo, que mostrava que o número de contribuintes para a previdência aumentou, em média, 0,7% ao ano, já os pagamentos de benefícios como aposentadorias e auxílios saltaram três vezes mais: uma média de 2,2% ao ano.

Veja também

O programa conta com mais de 39 milhões de beneficiários (Reprodução:/Foto: INSS/Divulgação)
O programa conta com mais de 39 milhões de beneficiários (Reprodução:/Foto: INSS/Divulgação)

Isso implica dizer, que o número de trabalhadores contribuindo não está acompanhando a velocidade de pagamentos de benefícios. Continuar nesse parâmetro pode ser um problema para gerações futuras, que não conseguirão se aposentar.

Em conversa com a reportagem do JN, Leonardo Rolim, ex-presidente do INSS, comentou o que acontecerá no futuro: “A partir da segunda metade da década de 2030, esse envelhecimento da população vai ter reflexo em aumento substancial no déficit da previdência, então, na minha avaliação, no início da década de 30, a gente tem que voltar a discutir uma reforma da previdência. Na medida em que o sistema se mostra difícil de ser viável no futuro, ele tem que ser adequado, porque o que a gente precisa garantir é a proteção às pessoas idosas que não vão poder trabalhar no futuro ter a garantia de receber a sua aposentadoria justa pelo tempo que ele contribuiu ao longo da vida”.

INSS - Montagem: TVFOCO
INSS – Montagem: TVFOCO

QUANTOS CONTRIBUINTES TEM O BRASIL?

Conforme dados divulgados pelo G1, no terceiro trimestre de 2023, 64,3 milhões de empregados destinaram uma parcela do salário para o INSS. Isso implica dizer que o país tem mais de 60 milhões de contribuintes.

🚨 Celso, Patrícia e Rebeca em novo programa + Domingão em 2 partes cancelado + Demissão no SBT        

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Eu sou Larisse Oliveira, sou graduanda em Engenharia Ambiental, pelo Instituto Federal do Ceará. Escrevo sobre o mundo dos famosos desde 2019 e amo cobrir o mundo da televisão, em especial o Programa Silvio Santos, que é meu favorito da TV. Faço matérias aos finais de semana e atualizo o público sobre tudo que está rolando na TV e nas redes sociais dos queridinhos do momento. Email: larisse.oliveira@otvfoco.com.br