Celebridades

Criador de série exibida pela Globo revela se ator retornará ao elenco após ser acusado de simular ataque racista

Ator Jussie Smollett foi acusado de forjar ataque racista contra si mesmo. (Foto: Divulgação)
Ator Jussie Smollett foi acusado de forjar ataque racista contra si mesmo. (Foto: Divulgação)

No início deste ano, Jussie Smollett se envolveu em uma grande polêmica no Estados Unidos. O ator de 36 anos, estrela de Empire, uma das séries da Fox de maior audiência nos Estados Unidos, foi preso em fevereiro, acusado de forjar um ataque racista contra si mesmo e de ter feito uma falsa denúncia a partir do caso.

Tudo começou no final de janeiro, quando o ator foi encaminhado a um hospital com uma costela fraturada, e disse as autoridades que foi agredido por dois homens brancos, que lhe xingaram com palavras de cunho racista e homofóbico e chegaram a jogar água sanitária sobre ele.

Porém, durante as investigações, começaram a surgir informações através da mídia de que o ator teria simulado todo o ocorrido. As suspeitas maiores vieram quando dois homens presos pela agressão, que teriam até trabalhado como figurantes em Empire, confessaram que o ator pagou para que eles realizassem o ataque.

Smollett passou pouco tempo sob custódia, mas teve de pagar uma fiança de US$ 10 mil para ser libertado, e foi cortado dos dois últimos episódios da quinta temporada de Empire, que estava em exibição nos Estados Unidos.

+Após Anitta e Pedro Scooby, Luana Piovani ganha declaração de suposto affair e deixa público perplexo

+Record parte pra cima, desbanca a Globo ao contratar nome de peso do jornalismo, mas dá programa de apenas 7 minutos

A informação do corte do ator foi confirmada através de um comunicado divulgado pela Fox e pelos produtores da série: “Os eventos das últimas semanas foram muito emocionais para todos nós. Jussie tem sido um membro importante da família Empire nos últimos cinco anos e o amamos profundamente. Enquanto essas alegações são perturbadoras, confiamos no sistema legal durante esse processo. Estamos ciente do efeito que tal situação terá no elenco e na equipe da nossa série. Para evitar maiores problemas no set, decidimos remover o personagem Jamal dos dois episódios finais da temporada”.

Diante da repercussão, até o presidente Donald Trump chegou a comentar a prisão de Smollett, uma vez que o ator declarou as autoridades que os seus agressores teriam gritado um slogan usado pelo presidente logo após o ataque. “Jussie Smollett, e quanto ao ‘MAGA’ e as dezenas de milhões de pessoas que você insultou com seus comentários racistas e perigosos?”, escreveu o presidente nas redes sociais.

A sigla MAGA é uma referência ao slogan ‘Make America Great Again’ (‘Faça a América Grande de Novo’), utilizado durante a campanha presidencial de Trump.

Porém, em março, após toda a polêmica, a promotoria de Chicago, nos Estados Unidos, sem revelar muitos detalhes, decidiu retirar as acusações contra o ator. “Depois de analisar todos os fatos e circunstâncias do caso, acreditamos que este resultado é uma disposição justa e uma resolução apropriada para este caso”, disse o gabinete da promotoria do Condado de Cook.

E essa retirada das acusações levantou rumores de que o ator poderia até mesmo retornar à sexta e última temporada de Empire. No Twitter, em resposta a uma publicação da revista Variety, que afirmava que os roteiristas da série estariam discutindo a possibilidade de encaixar o personagem de Smollett na próxima temporada, o criador da série, Lee Daniels, assegurou que o retorno do ator não irá ocorrer. “Isso não é real. Jussie não estará de volta em Empire”, escreveu.

Na trama, que aborda os conflitos de uma família envolvida na indústria musical do hip-hop, Smollett interpretava Jamal Lyon, um músico e compositor. No Brasil, a série vinha sendo exibida, até o ano passado, nas madrugadas da Globo.

Ator Jussie Smollett em cena de Empire. (Foto: Divulgação)
Ator Jussie Smollett em cena de Empire. (Foto: Divulgação)

Participe agora do grupo do TV FOCO no Telegram e receba tudo sobre BBB - Clique aqui

Siga o TV FOCO no Google Notícias e receba as informações bombásticas da TV e dos famosos em primeira mão - Clique Aqui!

Sobre o autor

Renan Santos

Atuando também como roteirista de TV e cinema, Renan é redator e colunista do TV FOCO desde 2014, noticiando e criticando o mirabolante e imprevisível universo televisivo e dos famosos.