Crianças apavoradas e denúncia sobre mortes: Os bastidores assustadores de A Viagem que a Globo não conta
16/06/2025 às 6h40

Crianças assustadas e denúncia de mortes: Os bastidores perturbadores de A Viagem não contados pela Globo
A novela “A Viagem” é um sucesso no Brasil e no mundo, alcançando altos índices de audiência onde foi exibida.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, ao final de 1994, após a exibição original, muita coisa rolou, incluindo relatos de mortes e crianças apavoradas.
De acordo com apurações dos especialistas do TV FOCO em conjunto a reportagem publicada pelo portal Notícias da TV, entenda os casos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Crianças apavoradas
Segundo publicação da Folha de S. Paulo, em conjunto ao que foi denunciado em um jornal português, a novela “A Viagem” deixou crianças apavoradas com a trama espírita.
Portanto, o caso ocorreu em Portugal, quando o psiquiatra infantil Jorge Mira Coelho denunciou que crianças que atendia tinham medo do Vale dos Suicidas e dos fantasmas retratados na novela.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
“Essas telenovelas cheias de fantasmas perturbam as crianças, e até os adultos ficam com medo”, disse o médico da cidade de Porto.
De acordo com o especialista, naquela ocasião, três crianças entre 7 e 11 anos , estavam sendo tratadas devido ao conteúdo perturbador da novela, destacando-se os seguintes problemas:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Crises de pânico;
- Fobia do escuro;
- Medo de dormirem sozinhas.
“Ficam passando essas xaropadas dos espíritos, e os adultos não veem juntos para explicar o que é real e o que não é”, detonou o psiquiatra infantil.
Posteriormente, ao fim da reportagem, o médico com 30 anos de experiência naquela época, relatou: “Há quatro anos, responsabilizou a novela Roque Santeiro por difundir entre as crianças o medo dos lobisomens”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Denúncia sobre mortes
A princípio, antes mesmo de que crianças apavoradas com a novela viessem à tona, a imprensa portuguesa destacou que “A Viagem” estava supostamente atrelada a duas mortes por suicídio.
Ou seja, duas moças adolescentes que eram internas de um lar de jovens, que deram cabo da própria vida, deixaram bilhetes perturbadores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dentre eles, moças falavam sobre vingança e vida após a morte. A diretora do estabelecimento afirmou que ambas assistiam à trama televisiva com frequência”, informava a reportagem portuguesa da época.
Vídeo revela como filho de Marília Mendonça é tratado pela madrasta

Considerações finais
Em conclusão, o sucesso de “A Viagem” em Portugal, ao final de 1994, gerou duas polêmicas em 1995, quando a imprensa do país associou o conteúdo da novela a morte de duas jovens por suicídio, destacando a suposta influência negativa da trama.
Por outro lado, a Globo esconde o passado pavoroso da novela, ainda mais quando um médico português denunciou a jornal, repercutido no Brasil, sobre como a trama perturbava crianças, com provas do tratamento que fazia em alguns dos seus pacientes mirins.
Que horas passa A Viagem?
A saber, a Globo leva ao ar a novela na faixa do “Vale a Pena Ver de Novo”, de segunda à sexta, entre 17h05 e 17h25, dependendo do dia da programação.
A declaração de galã de A Viagem sobre relação com Angélica: “Acabei como vilão”
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Gustavo Melo
Apreciador da cultura pop das décadas passadas e muito antenado no mundo atual das celebridades. Sou também um Cinéfilo crítico, colecionador de filmes, livros e discos de vinil. E assumo que foi Chespirito (Roberto Bolaños) quem formou meu caráter e bom humor. Email: gustavo.m@otvfoco.com.br