Globo

Participantes escondidos e “surra” da Casa dos Artistas: curiosidades de No Limite, reality que deve voltar à Globo

No Limite sofreu com a Casa dos Artistas, do SBT. (Foto: Montagem/Divulgação)
No Limite sofreu com a Casa dos Artistas, do SBT. (Foto: Montagem/Divulgação)

Primeiro reality da TV brasileira, No Limite tem retorno praticamente garantido na Globo

No final de abril, começaram a surgir rumores de que No Limite, primeiro reality da história da televisão brasileira, tem seu retorno cogitado pela Globo após onze anos.

Baseado no formato norte-americano Suvivor, da rede CBS, o reality surpreendeu o público pelo seu ritmo frenético e testando os limites dos participantes, que eram submetidos à provas árduas em cenários inóspitos.

Sob o comando de Zeca Camargo, No Limite foi lançado em julho de 2000, e era sempre exibido aos domingos, logo após o Fantástico. O programa registrou índices de audiência bastante expressivos, especialmente em sua primeira temporada, chegando a marcar 50 pontos na sua grande final.

+ Zezé tem notícia avassaladora, anúncio de grave doença é feito e deixa equipe destruída: “infelizmente”

+ Paula Fernandes pega todos de surpresa e coloca namorado contra a parede durante apresentação: “Pensa nisso”

+ Ao vivo, William Bonner, exposto em farsa do JN, leva bronca da direção e faz apelo ao público na bancada: “Um erro”

E se hoje os realities fazem questão de exibir seu último episódio ao vivo e com o resultado da votação em tempo real e guardado a sete chaves, na época de No Limite, a situação era bem diferente, e a Globo precisava promover um esquema maluco para preservar o resultado final do programa.

Acontece que os episódios da primeira temporada eram gravados com bastante antecedência, em uma praia próxima a Fortaleza, e para evitar que os nomes dos participantes eliminados vazassem antes da exibição na TV, a Globo chegava a esconder os competidores por dias ou até semanas.

A cabeleira Elaine, por exemplo, vencedora da primeira temporada, levando o prêmio de R$ 300 mil e um carro zero quilômetro, chegou a viajar para o exterior e ficou isolada até o dia da exibição da final. Apesar disso, um jornal acabou descobrindo o nome da vencedora e divulgou para o público.

Elaine foi campeã da primeira temporada de No Limite. (Foto: Reprodução)
Elaine foi campeã da primeira temporada de No Limite. (Foto: Reprodução)

QUEDA DE AUDIÊNCIA

Com o enorme sucesso da primeira edição, a Globo decidiu estrear a segunda temporada de No Limite menos de um ano depois, em janeiro de 2001. A edição foi vencida pelo estudante Leo, mas já apresentava uma relativa queda de audiência.

A emissora, no entanto, ainda demonstrava empolgação, ao ponto de estrear a terceira temporada no mesmo ano. Porém, foi um grande desastre. Além de uma nova queda de audiência, No Limite passou a sofrer com a estreia da Casa dos Artistas, que se tornou um fenômeno imediato no SBT.

O horário, no qual a Globo vinha reinando, passou a ser dominado pela Casa dos Artistas, que chegava a aplicar uma verdadeira “surra” no reality global. E com o fracasso da terceira temporada, a Globo decidiu cancelar o programa após o fim dessa edição e focar no BBB, pegando carona justamente no sucesso da Casa dos Artistas.

O curioso é que a Globo travou uma verdadeira guerra contra o SBT, acusando a emissora de Silvio Santos de ter plagiado o formato do Big Brother com a Casa dos Artistas. Acontece que a própria emissora foi alvo de acusações de plágio com No Limite, quando um produtor americano afirmou que o canal brasileiro havia realizado as primeiras temporadas do reality sem a devida compra do formato do Suvivor, algo que também teria motivado o cancelamento do programa.

Em julho 2009, com o formato devidamente licenciado, a Globo apostou no grande retorno de No Limite. No entanto, o fracasso de audiência foi ainda maior, e sem o mesmo sucesso do passado, o reality saiu definitivamente do ar em setembro daquele ano.

Confira a audiência detalhada de todas as novelas da Globo semana a semana aqui

Siga o TV FOCO no Google Notícias e receba as informações bombásticas da TV e dos famosos em primeira mão - Clique Aqui!

Sobre o autor

Renan Santos

Atuando também como roteirista de TV e cinema, Renan é redator e colunista do TV FOCO desde 2014, noticiando e criticando o mirabolante e imprevisível universo televisivo e dos famosos.