Colunas

Colunasighome

De diretores da alta cúpula a jornalistas: a Globo está disposta a perder seus maiores tesouros?

William Bonner (Foto: Reprodução/TV Globo)
William Bonner (Foto: Reprodução/TV Globo)

A Globo já perdeu muitos nomes de seu casting e tudo leva a crer que sua postura ‘desapegada’ é a principal culpada no cartório

A Globo acaba de tomar um de seus maiores sustos: Rogério Gomes, conhecido como Papinha, pediu demissão da emissora, mas foi convencido a continuar na casa. Em questão de horas, Anne Lottermann fechou sua parceria com Faustão e trocou a platinada pela Band.

De acordo com informações divulgadas pela coluna de Carla Bittencourt do Metrópoles e do Notícias da TV, tudo indica que houve um atrito forte entre o diretor e Ricardo Waddington nos bastidores da novela “Pantanal”. A própria assessoria de imprensa da emissora respondeu dizendo que não sabe de nenhuma demissão nos bastidores.

O que não é segredo para ninguém é: Rogério Gomes e outros diretores da casa já entenderam que trabalhar fora da Globo pode ser mais lucrativo. Apesar da platinada pagar salários milionários para os seus funcionários, encarar o desafio de produzir em serviços de streaming e canais estrangeiros pode ser muito melhor por pagarem em dólar.

Nos últimos anos, a emissora mudou sua forma de trabalhar com os funcionários e agora paga por trabalho à maioria dos nomes que aparecem em novelas, minisséries e programas. Isso fez com que alguns veteranos se rebelassem, como aconteceu com Stênio Garcia, mas teve quem achou o esquema favorável, como Antônio Fagundes.

A Globo tem até hoje a rígida determinação de não permitir que seus jornalistas se envolvam com campanhas publicitárias, partindo de um princípio de que jornalistas nunca podem se sobressair à notícia. Foi através de condições contrárias a essa que Anne Lottermann teria aceitado trabalhar com Faustão.

Veja também

A loira será braço direito do veterano na Band e poderá faturar lucros com comerciais. Evaristo Costa e Dony de Nuccio também tiveram a oportunidade de trabalharem em comunicação, e ainda assim faturar com publicidade, que paga muito bem a todos os rostinhos que estampam as marcas.

O problema nisso tudo é que a Globo já tem dado indícios de que está disposta a manter seus principais nomes no casting. Fátima Bernardes e William Bonner são alguns exemplos. A apresentadora do “Encontro” entrou em um conflito com a empresa nos últimos dias para ter férias em dezembro.

MUITAS CONDIÇÕES

De acordo com Alessandro Lo-Bianco, a morena fez um pedido absurdo de férias misturadas com dias de folga que tomariam todo o mês de dezembro e uma parte de janeiro. Ela brigou com um diretor, mas ainda assim conseguiu um acordo com a Toda Poderosa. Em outros tempos, a famosa seria certamente demitida.

Com William Bonner, a condição é o âncora ter várias férias ao longo do ano, para conseguir compensar o trabalho árduo que tem na bancada do telejornal mais assistido do Brasil. Ele já garantiu que não passa mais tanto tempo no “Jornal Nacional”, mas tem mais pelo menos 4 anos garantidos pela frente.

MUITAS PERDAS

A Globo quer adotar uma postura mais desapegada, trabalhando com funcionários como se fossem apenas freelancers, mas o jornalismo e a carreira artística exigem garantia e compromisso, que tem se tornado cada vez mais difícil no cenário atual. Se houve muitas exigências, o mercado ao lado está vasto de oportunidades, principalmente em novas plataformas de streaming e canais fechados de notícias. Será que a platinada continua casca grossa assim?

Rogério Gomes, o Papinha, é diretor de inúmeros sucessos da teledramaturgia (Foto: Globo/Estevam Avellar)
Rogério Gomes, o Papinha, é diretor de inúmeros sucessos da teledramaturgia (Foto: Globo/Estevam Avellar)

Siga o TV FOCO no Google Notícias e receba as informações bombásticas da TV e dos famosos em primeira mão - Clique Aqui!

Assuntos

Globo

Quem escreve

Paulo Vito

Paulo Vito é um jornalista que trabalha com celebridades desde 2017 e admira tudo o que envolve o mundo dos famosos e da televisão. Está sempre de olho no que acontece nas redes sociais e faz questão de prestar atenção nas polêmicas e novidades!

TV Foco AO VIVO Acompanhe

Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Ler comentários