Retrospectiva

De overdose de William Bonner a demissão bombástica: os plantões que deixaram o Brasil em choque em 2021

Plantões da Globo roubaram a cena neste ano (Foto: Divulgação)
Plantões da Globo roubaram a cena neste ano (Foto: Divulgação)

Os plantões do Jornal Nacional pararam o Brasil em 2020

O ano de 2020 vai ficar na memória dos brasileiros e certamente será lembrado como um dos anos mais atípicos da história, inclusive com os seus plantões.

Com um ano repleto de altos e baixos, os jornalista da emissora foram ao extremo da exaustão. Pra quem não lembra, William Bonner chegou a falar com Renata Vasconcellos no Jornal Nacional sobre o seu cansaço

+Catia Fonseca, ao vivo, revela assédio cometido por famoso e faz desabafo chocante sobre trauma: “Colocou a mão”

Então, com várias tragédias e turbulências no governo, os plantões do Jornal Nacional invadiram com mais frequência a programação da Rede Globo. O TV Foco separou os principais plantões que chocaram os brasileiros neste ano, confira:

Resposta a Bolsonaro

Em guerra declarada contra o atual presidente da República, Jair Bolsonaro (Sem Partido), a Globo interrompeu a sua programação para mostrar que está disposta a qualquer coisa para bater de frente com as decisões do governo.

Sempre trazendo os números de mortos pela Covid-19, doença negligenciada pelo atual governo, o Jornal Nacional acabou despertando a fúria de Bolsonaro. Como represália, o presidente determinou que os números de mortes diárias fossem divulgados somente às 22h, quando o Jornal Nacional já tivesse encerrado.

+Edu Guedes, após perder a paciência com assistente, é obrigado a se explicar ao vivo e detona: “Chamaram de volta”

Mas, um dia depois da decisão, a Globo mostrou que estava disposta a divulgar tudo e William Bonner estendeu o seu horário de serviço, ficando até depois das 22h apenas para noticiar os dados atualizados sobre o número de mortes. Na época, ele interrompeu a programação e paralisou a novela Fina Estampa, uma das maiores audiências do canal, para dar a notícia. Confira:

Saída de ministro foi destaque entre os plantões

Outro momento que chamou a atenção dos telespectadores e foi bastante esperado foi a saída do ex ministro da Educação, Abraham Weintraub. Depois de 14 meses, a gestão de Weintraub acabou em meio a polêmicas.

Ele fez o anúncio através de seu perfil oficial no Twitter e agradeceu o apoio de Jair Bolsonaro (Sem Partido). Em uma breve despedida, ele não comentou sobre os motivos que o fizeram desistir do cargo.

+Ticiana Villas Boas, após ser chutada de programa, tem futuro definido pelo SBT e recebe ultimato

Assim que o ex ministro da Educação soltou a notícia, Renata Vasconcellos entrou ao vivo com o plantão da Globo. O que chamou a atenção do público foi a jornalista, que só apresenta o Jornal Nacional na Globo a partir das 20h30, já estava na emissora por volta das 15h. Confira o momento:

Reunião ministerial

Outro momento bastante aguardado pelos brasileiros foi a divulgação do polêmico vídeo da reunião ministerial que até hoje deu o que falar.

O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF) surpreendeu ao liberar o acesso ao vídeo da reunião ministerial realizada no dia 22 de abril, no Palácio do Planalto. A decisão foi tomada frente a acusação do ex ministro Sergio Moro contra Bolsonaro de interferência política na Polícia Federal.

Com a decisão, qualquer cidadão conseguiu acesso ao conteúdo da reunião. Antes da liberação, o assunto havia sido comentado e cobrado pelo Jornal Nacional. A Globo foi incisiva e fez questão de entrar em mais um de seus plantões com William Bonner para anunciar a liberação do vídeo na íntegra. Confira:

Confira a audiência detalhada de todas as novelas da Globo semana a semana aqui

Siga o TV FOCO no Google Notícias e receba as informações bombásticas da TV e dos famosos em primeira mão - Clique Aqui!

Sobre o autor

Aloizio Júnior

Aloizio Júnior ingressou na faculdade de Direito, mas é encantado por Medicina e hoje em dia é um vestibulando. Falar sobre TV sempre foi um hobby e faz isso desde 2008. Atento sobre todas as novidades no mundo da TV, entrou para a equipe do TV Foco em agosto de 2012.