
Os plantões do Jornal Nacional pararam o Brasil em 2020
O ano de 2020 vai ficar na memória dos brasileiros e certamente será lembrado como um dos anos mais atípicos da história, inclusive com os seus plantões.
Com um ano repleto de altos e baixos, os jornalista da emissora foram ao extremo da exaustão. Pra quem não lembra, William Bonner chegou a falar com Renata Vasconcellos no Jornal Nacional sobre o seu cansaço
Então, com várias tragédias e turbulências no governo, os plantões do Jornal Nacional invadiram com mais frequência a programação da Rede Globo. O TV Foco separou os principais plantões que chocaram os brasileiros neste ano, confira:
Resposta a Bolsonaro
Em guerra declarada contra o atual presidente da República, Jair Bolsonaro (Sem Partido), a Globo interrompeu a sua programação para mostrar que está disposta a qualquer coisa para bater de frente com as decisões do governo.
Sempre trazendo os números de mortos pela Covid-19, doença negligenciada pelo atual governo, o Jornal Nacional acabou despertando a fúria de Bolsonaro. Como represália, o presidente determinou que os números de mortes diárias fossem divulgados somente às 22h, quando o Jornal Nacional já tivesse encerrado.
Mas, um dia depois da decisão, a Globo mostrou que estava disposta a divulgar tudo e William Bonner estendeu o seu horário de serviço, ficando até depois das 22h apenas para noticiar os dados atualizados sobre o número de mortes. Na época, ele interrompeu a programação e paralisou a novela Fina Estampa, uma das maiores audiências do canal, para dar a notícia. Confira:
Saída de ministro foi destaque entre os plantões
Outro momento que chamou a atenção dos telespectadores e foi bastante esperado foi a saída do ex ministro da Educação, Abraham Weintraub. Depois de 14 meses, a gestão de Weintraub acabou em meio a polêmicas.
Ele fez o anúncio através de seu perfil oficial no Twitter e agradeceu o apoio de Jair Bolsonaro (Sem Partido). Em uma breve despedida, ele não comentou sobre os motivos que o fizeram desistir do cargo.
+Ticiana Villas Boas, após ser chutada de programa, tem futuro definido pelo SBT e recebe ultimato
Assim que o ex ministro da Educação soltou a notícia, Renata Vasconcellos entrou ao vivo com o plantão da Globo. O que chamou a atenção do público foi a jornalista, que só apresenta o Jornal Nacional na Globo a partir das 20h30, já estava na emissora por volta das 15h. Confira o momento:
Reunião ministerial
Outro momento bastante aguardado pelos brasileiros foi a divulgação do polêmico vídeo da reunião ministerial que até hoje deu o que falar.
O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF) surpreendeu ao liberar o acesso ao vídeo da reunião ministerial realizada no dia 22 de abril, no Palácio do Planalto. A decisão foi tomada frente a acusação do ex ministro Sergio Moro contra Bolsonaro de interferência política na Polícia Federal.
Com a decisão, qualquer cidadão conseguiu acesso ao conteúdo da reunião. Antes da liberação, o assunto havia sido comentado e cobrado pelo Jornal Nacional. A Globo foi incisiva e fez questão de entrar em mais um de seus plantões com William Bonner para anunciar a liberação do vídeo na íntegra. Confira:
Confira a audiência detalhada de todas as novelas da Globo semana a semana aqui