Agora

Agora

De peixe à leite: As 3 marcas famosas proibidas pela ANVISA em 2023 e retirada de mercados às pressas

Anvisa tirou do mercado marca de leite, atum e suplemento (Foto: Reprodução/ Internet)
Anvisa tirou do mercado marca de leite, atum e suplemento (Foto: Reprodução/ Internet)

Anvisa proibiu 3 marcas famosas

A Anvisa é um dos principais nomes que vem a mente de todos quando o assunto se trata de qualidade dos produtos. Sob a forma de autarquia de regime especial, o órgão é vinculado ao Ministério da Saúde. Promovendo o controle sanitário da produção e consumo de produtos e serviços.

Aliás, a Anvisa possui a liberdade de fazer algumas proibições. Dessa vez, por exemplo, o órgão baixou o facão e determinou a proibição de 5 famosas marcas que foram retiradas dos supermercados às pressas. Falaremos de uma empresa de suplemento, outra de leite e uma terceira de atum. As informações são do portal GMC Online.

No mês de agosto, a Anvisa proibiu a fabricação, a comercialização, a distribuição, a propaganda e o uso do suplemento alimentar Soninho Perfeito Melatonina Kids, fabricado pela empresa Mr Oemed Indústria Farmaceutica Ltda. O órgão regulador determinou ainda o recolhimento do produto do mercado.

Por meio de nota, a agência explicou que a melatonina – hormônio produzido pelo organismo – não é autorizada para uso em suplementos alimentares destinados a crianças, adolescentes, gestantes e lactantes. “Só é aprovada em suplementos destinados para adultos acima de 19 anos”, disse o órgão.

Anvisa proibiu o suplmmento Soninho Perfeito Melatonina Kids (Foto: Reprodução/ Internet)
Anvisa proibiu o suplemento Soninho Perfeito Melatonina Kids (Foto: Reprodução/ Internet)

No mesmo mês, a Anvisa proibiu a comercialização, a distribuição e o uso do atum ralado em óleo comestível com caldo vegetal, fabricado pela Cellier Alimentos Linha Profissional, SIF 3699, lote 08/05/23, fabricado em 08/05/2023 e com validade até 08/05/2025. O produto também teve que ser recolhido do mercado.

Veja também

A medida foi tomada depois que a Anvisa recebeu um relato do Centro de Vigilância Sanitária de São Paulo (CVS-SP) sobre a ocorrência de surto em Centros de Educação Infantil (CEIs) de Campinas, no final de julho de 2023, após o consumo do alimento, com sintomas compatíveis com intoxicação alimentar por histamina.

Marca de atum foi retirada do mercado (Foto: Reprodução/ Internet)
Marca de atum foi retirada do mercado (Foto: Reprodução/ Internet)

Para quem não sabe, a histamina é uma substância que pode se formar após a morte de pescados, quando as condições de manuseio e armazenamento do pescado são inadequadas. Essa substância não é eliminada com o tratamento térmico do pescado (por exemplo, cozimento, esterilização comercial, defumação).

Qual outro produto foi retirado do mercado?

Em junho deste ano, a Anvisa suspendeu a venda, distribuição e uso de dois tipos de leite e do soro de leite em pó da marca Natville. Após uma vistoria, a agência constatou que a empresa não possuía autorização para fabricação dos produtos, além de eles terem sido produzidos sem as devidas normas de higiene e segurança.

Técnicos do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) constataram que os leites do tipo UHT integral e UHT desnatado, na embalagem de um litro, além do soro de leite em pó parcialmente desmineralizado 40% (embalagem de 25 kg), foram produzidos “sem as devidas condições de higiene e sem os controles de qualidade e segurança”.

Marca de leite também precisou ter produtos recolhidos (Foto: Reprodução/ Internet)
Marca de leite também precisou ter produtos recolhidos (Foto: Reprodução/ Internet)

🚨 Mãe de Davi diz que filho está se 'segurando' para não trair a esposa no BBB24 + Gu3rra no SBT 

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Assuntos

Anvisa

Quem escreve

Kelves Araújo

Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: [email protected]