Globo Mais destaques

Debate sobre transgêneros em “A Força do Querer” é destaque no The New York Times

Cena de Ivana se transformando em “A Força do Querer” (Imagem: Divulgação/Globo

A novela “A Força do Querer”, de Gloria Perez, vem ultrapassando as fronteiras nacionais. Com enorme repercussão por aqui, a trama agora também é debate lá fora. É que ela foi tema de uma matéria online no The New York Times, considerado o maior jornal impresso nos Estados Unidos.

A motivação para a matéria foi o tema dos transgêneros, amplamente debatido no folhetim através da personagem Ivana. O jornal destacou que a emissora já debateu temas polêmicos, mas que essa é a primeira vez em que o tema em questão é levado às telenovelas.

“A Globo já usou suas telenovelas amplamente populares para moldar os debates sociais em torno de questões contenciosas, incluindo casais inter-raciais e relacionamentos do mesmo sexo. Mas a rede nunca havia transmitido uma novela com um personagem transgênero. Vários dos personagens secundários da novela são transgêneros na vida real”, destaca o jornal.

Para dar sustentação ao texto, o The New York Times entrevistou pessoas de extrema importância para a existência da novela, como a própria autora, Gloria Perez. “A novela é um reflexo da sociedade brasileira em qualquer momento. Eu pensei que era hora de conversarmos sobre isso”, disse ela.

+Globo usará computação gráfica para cenas de Ivan após cirurgia em “A Força do Querer”

Carol Duarte, a atriz que ficou famosa ao interpretar Ivana, também falou ao jornal. Ela ressaltou que sentiu uma responsabilidade imensa ao ganhar o papel de Gloria: “Mas a reação foi tão calorosa e favorável. As pessoas estão incentivando o Ivan a encontrar sua própria felicidade”.

Pabllo Vittar,  o cantor drag queen do Maranhão, também falou sobre a questão de gênero. Ele falou que não se importa se o chamam de “ele” ou “ela”, mas revelou que prefere termos de gênero neutro, como elx.

“Não me importo se você me chame ele ou ela. Eu sou apenas um menino gay de 22 anos do Estado do Maranhão”.

Leia o texto na íntegra aqui.

Participe agora do grupo do TV FOCO no Telegram e receba tudo sobre BBB - Clique aqui

Siga o TV FOCO no Google Notícias e receba as informações bombásticas da TV e dos famosos em primeira mão - Clique Aqui!

Sobre o autor

Fernando Lopes

Escreve sobre televisão desde 2013.