Martelo batido no STF: Decreto de Alexandre de Moraes pra mudar regra do INSS atinge o salário dos idosos


Alexandre de Moraes crava mudança na aposentadoria do INSS (Reprodução: Montagem TV Foco)

O ministro do Supremo Tribunal Federal trouxe uma mudança significativa para os contribuintes do INSS, principalmente na aposentadoria

Alexandre de Moraes é um dos ministros do STF mais conhecidos do Brasil. Isso porque, grande parte das decisões mais importantes, ainda mais sobre o INSS, passam por suas mãos, tanto para aprovar, quanto para negar.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

A aposentadoria é uma das conquistas mais desejadas dos brasileiros, que sonham em não ter que acordar cedo para trabalhar. Porém, ao longo da vida, lutam para que seu valor seja o maior possível e não apenas um salário mínimo.

Uma das questões que estavam em discussão nesses últimos meses era sobre a revisão da vida toda. Com ela, uma boa parcela dos aposentados poderiam contar com uma grana extra todos os meses, já que o valor aumentaria em alguns casos.

Alexandre De Moraes (Foto: Reprodução/ Internet)
Alexandre De Moraes cravou uma grande mudança no INSS (Foto: Reprodução/ Internet)

O INSS surgiu no início da década de 1990 e em 1994 o governo de Itamar Franco implementou o Plano Real, em que trocou a moeda do Brasil, passando a ser o real. Em seguida, no final do século, em 1999 houve uma Reforma da Previdência.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


Nela, estabeleceu que as contribuições feitas antes do Plano Real não contariam para a aposentadoria do INSS. Porém, nos últimos tempos isso voltou a discussão e em caso de aprovação, essas pessoas receberiam um valor maior do que o atual.

Veja também

Isso porque somariam as contribuições feitas antes de 1994 e os aposentados teriam um ganho no valor mensal do programa. Tanto que o governo anunciou que cerca de R$3,6 bilhões seriam destinados apenas ao pagamento da revisão.

Revisão da vida toda facilitaria a vida de milhares de aposentados do INSS (Reprodução: Interent)
Revisão da vida toda facilitaria a vida de milhares de aposentados do INSS (Reprodução: Interent)

Decisão de Alexandre de Moraes

Em meio a tantas discussões, de acordo com o portal ‘Coluna Financeira’, o Ministro do STF, Alexandre de Moraes, junto com os outros ministros, tomaram um veredito sobre a Revisão da vida toda. No caso, decidiram pela exclusão do cálculo sobre as contribuições anteriores a julho de 1994.

No decreto ainda estabeleceu que o governo precisa criar um novo planejamento financeiro, com cautela, para manter uma reserva financeira.

INSS é um dos principais programas do governo (Reprodução: Internet)
INSS é um dos principais programas do governo (Reprodução: Internet)

Quando começa o pagamento do INSS em maio?

Aqueles que ganham até um salário mínimo e possuem o final do NIS em 1 terão o valor liberado pelo INSS no dia 24 de maio. Os demais terão que aguardar os próximos dias úteis, até o dia 7 de junho, quando termina o calendário do mês.

🚨 Exclusivo: Bia derruba campeões do BBB e Davi 'afunda' + venda da Globo? + Eliana rival de Portiolli         

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Eu sou Gabriel Amaral, jornalista, formado na Universidade Anhembi Morumbi em 2021. Apaixonado por qualquer tipo de esporte, torcedor do São Paulo e adoro me perder assistindo filmes e séries dos mais variados gêneros e fã da música sertaneja. Faço matérias variadas sobre as celebridades e suas mansões. gabriel.amaral@otvfoco.com.br. Minhas redes sociais são: