ALERTA!

Em vigor HOJE: Novo decreto do Detran vêm com regra de SUSPENSÃO e atinge em cheio CNH de idosos 60+

15/06/2024 às 13h11

Por: Wellington Silva
Imagem PreCarregada
Detran - CNH - Idosos (Foto: Reprodução - Gazeta do Povo, Montagem - TV Foco)

Nova legislação decretada pelo Detran, coloca idosos em uma situação complicada ao realizar suspensão envolvendo a CNH

Entrou em vigor um novo decreto do Detran que introduz regras rigorosas que atinge a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para motoristas com 60 anos ou mais.

Vale ressaltar que de acordo com o código de Trânsito Brasileiro (CTB) não existe uma idade máxima para dirigir, considerando que uma pessoa idosa pode estar tão bem com sua saúde física ou mental quanto um indivíduo jovem. Contudo, existe uma ponto que pode fazer pessoas com a idade mais avançada perder sua CNH.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Detran (Reprodução/Internet))
Detran (Reprodução/Internet))

A CNH é um documento obrigatório para dirigir no Brasil, e em 2021, a Lei nº 14.071/2020 alterou o Código de Trânsito Brasileiro e definiu novos prazos de validade para a CNH de idosos.

A partir dessa mudança, os motoristas com idade entre 50 e 69 anos precisam renovar a CNH a cada 5 anos. Já aqueles com 70 anos ou mais devem renovar a cada 3 anos.

Continua após o Veja Também

Veja também

CNH / Idosos - Montagem: TVFOCO
CNH / Idosos – Montagem: TVFOCO

De acordo com o Coluna Financeira, os motoristas que não realizarem a renovação dentro dos prazos determinados enfrentarão sérias penalidades.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além da apreensão da carteira de habilitação, estarão sujeitos a uma multa por infração gravíssima, com valor superior a R$ 250, e acumularão sete pontos na carteira.

Renovação

Para renovar a carteira de habilitação, os idosos devem iniciar o processo no Detran, onde passarão por exames de aptidão física e mental em clínicas autorizadas pelo governo estadual.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Esses exames verificam sua saúde, incluindo visão, audição e habilidades mentais e para os idosos. Os exames são os mesmos, mas os critérios são um pouco mais rigorosos. 

Renovação da CNH é de 10 em 10 anos, de 5 em 5 ou de 3 em 3, dependendo da idade do condutor (Reprodução: Internet)
Renovação da CNH é de 10 em 10 anos, de 5 em 5 ou de 3 em 3, dependendo da idade do condutor (Reprodução: Internet)

Com o envelhecimento, é natural que algumas capacidades físicas e cognitivas diminuam, afetando a capacidade de direção e a segurança no trânsito. 

Após a realização dos exames, o documento é renovado automaticamente e pode ser retirado pessoalmente ou enviado pelos Correios mediante o pagamento de uma taxa.

Idosos pagam IPVA?

A isenção do imposto para idosos ainda não é prevista por lei. Porém é muito comum que pessoas acima dos 60 anos, apresentem enfermidades e condições físicas restritivas que os incluam na lista dos beneficiários.

🚨 Globo desesperada com farsa de Davi + Ator de Pantanal morre + SBT confirma GERAL no canal    

CNH
CNH 2024
CNH idosos
Detran
IPVA
Lei de trânsito
renovação da CNH
Wellington Silva

Eu sou Wellington Silva, tenho 26 e sou apaixonado pelo mundo dos famosos e reality shows. Tenho formação em Técnico em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e me considero redator por vocação. Sou aficionado pela vida dos artistas. Já trabalhei em sites focados em artistas musicais e atualmente trabalho em sites focados nas celebridades no geral. Faço matérias com foco em reality shows, salários dos famosos, cantores, e como um bom noveleiro que sou, sobre as grandes novelas. Posso ser encontrado nas redes sociais como: @ueelitu

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.