O INSS deu o que falar com um novo decreto após as fraudes que assustaram os beneficiários. A exigência atinge em cheio os idosos 60+
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu ao confirmar um decreto que traz uma nova lei com uma exigência especial para os idosos 60+.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Trata-se de uma medida de segurança para evitar fraudes. Desde sexta-feira, 23 de maio, o INSS passou a exigir biometria para desbloquear novos empréstimos consignados.
A decisão acabou sendo publicada no Diário Oficial da União (DOU) e é um complemento de uma decisão anterior sobre o bloqueio de descontos do consignado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O objetivo da medida é “mapear a vulnerabilidades operacionais”, “implementar medidas corretivas e garantir maior segurança e conformidade aos processos envolvidos”.
Essa medida aconteceu após a operação da Polícia Federal que revelou um esquema de fraude no INSS, no qual associações realizavam descontos em pensões e aposentadorias.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Aliás, esses descontos aconteciam sem que os beneficiários tivessem dado autorização. Após o escândalo vazar, o Governo Federal acabou suspendendo os descontos indevidos.
Segundo o portal G1, as estimativas são de que cerca de 4,1 milhões de aposentados podem ter sido lesados, com um prejuízo total que pode chegar a R$ 6,3 bilhões.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Considerações finais
O INSS anunciou um novo decreto que visa a proteção dos beneficiários. A medida começou a valer desde 23 de maio e vai exigir biometria para desbloquear novos empréstimos consignados. Segundo presidente do órgão, decisão foi tomada para mapear trazer mais segurança.
Como saber se tive valores descontados no INSS?
Primeiramente, o INSS confirmou que os valores descontados indevidamente serão devolvidos, embora ainda não tenha sido divulgada uma data oficial para o pagamento dos reembolsos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, para saber houve um desconto indevido, basta seguir esses passos: É possível se informar pelo telefone 135. Mas, lembre-se, esse número não faz ligações, apenas recebe.
- Primeiramente, entre no aplicativo Meu INSS;
- Em seguida, clique em “Consultar descontos de entidades associativas”;
- O sistema vai informar quais associações fizeram descontos;
- Por fim, é só marcar se os débitos foram ou não autorizados.
Por fim, confira mais notícias sobre o INSS clicando aqui.