3 SURPRESAS

Novo decreto, liberação total do saldo e fim do saque-aniversário armado: 3 viradas do FGTS chegam à CLTs


notícias para os trabalhadores envolvendo o FGTS (Foto: Divulgação)

Essas 3 viradas envolvendo o FGTS podem chocar os trabalhadores

Os trabalhadores podem se surpreender com essas 3 viradas envolvendo o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço). As novidades envolvem novo decreto, saldo total e o fim do saque-aniversário.

Como se sabe, esse fundo tem como objetivo auxiliar o trabalhador com um dinheiro extra. É um dinheiro que ajuda a pessoa que acaba de ser demitida. Com esse auxílio, ele se mantém até achar um novo emprego. Então, sem mais delongas, vamos às novidades.

1 – NOVO DECRETO

FGTS (Reprodução: Internet)
FGTS (Reprodução: Internet)

Conforme informações do G1, desde o dia 1° de março, começou a operar a plataforma do FGTS. O objetivo dela é facilitar e simplificar a vida dos empregadores. O governo esclareceu que a nova plataforma vai aproveitar os dados de remuneração inseridos no e-Social, o qual já trata os débitos de forma individualizada.

Isso quer dizer, que graças a esse sistema integrado, o empregador conseguirá reunir os dados dos contratos e das folhas de pagamento e gerar guias personalizadas. Isso tente a simplificar o processo para as empresas.

2 – LIBERAÇÃO TOTAL

Celular com logo do FGTS e CLTs - Montagem TVFOCO
Celular com logo do FGTS e CLTs – Montagem TVFOCO

De acordo com o site Contáveis, o governo liberou o FGTS Futuro, que nada mais é que uma modalidade que permite utilizar as contribuições futuras do empregador para comprovar uma renda mais elevada, viabilizando a compra de imóveis de maior valor ou a redução do montante da prestação mensal. Isso temo foco de ajudar pessoas a comprovarem renda no Minha Casa, Minha Vida.

Veja também

3 – FIM DO SAQUE-ANIVERSÁRIO

Essa novidade pode surpreender muitos trabalhadores. Conforme informações do site O Antagonista, o Ministério do Trabalho está estudando acabar com o saque-aniversário do FGTS.

O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, disse no dia 27 de fevereiro que planeja enviar ao Congresso Nacional uma proposta para extinguir essa modalidade. A ideia do Ministério é estender a opção de empréstimo consignado a trabalhadores de empresas privadas através do chamado FGTS Digital. Isso só ocorrerá se o saque-aniversário for extinto.

FGTS é responsável por proteger os trabalhadores da demissão sem justa causa (Reprodução: Internet)
FGTS é responsável por proteger os trabalhadores da demissão sem justa causa (Reprodução: Internet)

QUEM É RESPONSÁVEL POR PAGAR O AUXÍLIO?

Os saques são feitos pela Caixa. O empregador é o responsável por depositar o FGTS e o banco paga. Já está na época de receber e algumas pessoas já estão sacando. O período compreende a data do aniversário do trabalhador.

🚨 BBB24: Davi menosprezado por rivais + Globo "apaga" Bia + Mãe de Matteus desaprova Cunhã e é detonada    

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Eu sou Larisse Oliveira, sou graduanda em Engenharia Ambiental, pelo Instituto Federal do Ceará. Escrevo sobre o mundo dos famosos desde 2019 e amo cobrir o mundo da televisão, em especial o Programa Silvio Santos, que é meu favorito da TV. Faço matérias aos finais de semana e atualizo o público sobre tudo que está rolando na TV e nas redes sociais dos queridinhos do momento. Email: [email protected]