Especiais

Especiais

Dedé Santana, o humorista que estrelou grandes produções, fez o Brasil rir e ganhou o amor de todos

Humorista Dedé Santana - Foto: Reprodução
Humorista Dedé Santana – Foto: Reprodução

Dedé Santana vem de uma família de artistas

Nascido no dia (29) de abril de 1936, o humorista e ator Dedé Santana é natural de São Gonçalo, Rio de Janeiro, e esbanja não apenas uma carreira fenomenal com projetos de muito sucesso, mas também uma história exemplar e de muita superação.

Descendente de uma família formada por artistas de circo, o famoso sempre esteve conectado ao universo artístico. Já foi palhaço, acrobata, trapezista, domador de elefantes e outra série de atuações. Porém, ele também teve trabalhos como de engraxate, mecânico, verdureiro e trabalhou em confecção.

Ainda muito jovem, Dedé Santana ingressou no teatro como faxineiro e depois se tornou contrarregra. Já em 1960, o humorista brilhava nos palcos, e é claro, sempre arrancando risos do público. E foi justamente nesse período que Dedé Santana recebeu o convite para estrear na TV Tupi, além de participações no cinema.

Pouco tempo depois, o humorista conheceu e firmou parceria com Renato Aragão, o Didi, Mussum e Zacarias, formando os emblemáticos astros da comédia Os Trapalhões, um sucesso na televisão brasileira, cinema e em espetáculos por todo o Brasil.

Inicialmente na Tupi, a formação do programa que mudou-se para a Globo e arrancou muitos risos do público foi de 1974 até 1995. Mesmo com o desfecho da atração, Dedé Santana já tinha caído no gosto de todos e se enrraizado na TV.

Veja também

Dessa forma, o humorista continuou brilhando nos holofotes e realizando participações em outras atrações. Na Record TV, participou da Escolinha do Barulho, em 1998, dando vida ao Professor Dedé. Já entre os anos de 2004 e 2006, deu vida ao General Dedé em A Praça é Nossa, no SBT. Em seguida, entre os anos 2008 e 2010, se reencontrou com Renato Aragão na A Turma do Didi, da Globo.

GIGANTE DA TV

Sempre coberto de bom humor, Dedé Santana carrega o fardo de ser um dos maiores nomes do entretenimento da TV brasileira e estrela de projetos que marcaram gerações e continuam arrancando muitas gargalhadas.

Dedé Santana (Foto: Divulgação)
Dedé Santana (Foto: Divulgação)

VÍDEO YOUTUBE: Sandra Annenberg assume lugar de Ana Maria + Vício de Eduardo Costa

TV Foco AO VIVO Acompanhe

Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Ler comentários