DOENÇA RARA

“Me sinto definhando”: Fora da TV, Evaristo Costa confirma grave diagnóstico

Evaristo Costa no Jornal Hoje - Foto: Globo

Evaristo Costa no Jornal Hoje - Foto: Globo

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em entrevista, Evaristo Costa, ex-âncora da Globo, confirma grave diagnóstico de doença

O jornalista Evaristo Costa, que deixou a TV Globo em 2017, surpreendeu ao confirmar um grave diagnóstico de doença ao qual foi acometido recentemente.

Atualmente com 48 anos de idade, o ex-âncora da Globo contou que se sente “definhando” por conta de uma doença. Ele, que como dito, deixou a TV Globo em 2017, detalhou durante entrevista ao PodCringe, o recente o diagnóstico que o fez perder 23 quilos em três semanas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Durante sua participação no PodCringe – podcast apresentado por Michael Keller, Evaristo deu todos os detalhes sobre a doença de Crohn.

“Eu cheguei a 99 quilos, mas estava com 99 porque estava tomando corticoide, que incha demais. Os médicos chegaram à conclusão de que os corticoides não fazem efeito em mim, além deixar o Crohn estabilizado, mas não dava o resultado ideal e aí cortaram o remédio. Eu perdi 23 quilos em três semanas”, relata, na ocasião.

Condições da doença de Crohn

“As vezes as pessoas falam assim, ‘que legal, você tá bem magrinho, barriga chapada’. Mas não é um emagrecimento saudável. Eu tô todo desregulado ainda por dentro, estou há um ano em crise. Descobri em 2021, ela deu uma estabilizada, mas voltou”, acrescentou o jornalista.

Que, em seguida, desabafou sobre como se sente em tal condição: “Eu me sinto definhando, é como eu defino para o médico. Todos os dias eu me sinto definhando. Perco meio quilo por dia… Posso comer qualquer coisa, mas não para dentro de mim. A alimentação não para dentro de mim, então não pego os nutrientes ideias e estou sempre com a imunidade baixa”, disse.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com o jornalista, devido à baixa imunidade, ele não pode ficar doente, pois qualquer comorbidade pode se tornar uma verdadeira bola de neve na sua saúde.

“Uma gripe pode virar uma sepse, uma infecção na perna pode virar uma celulite. Na última vez tive infecção nas amígdalas, ela se transformou numa sepse. A imunidade baixa não é por causa do Crohn, é uma consequência”, esclarece.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Evaristo Costa – (Foto: Reprodução)

Desabafo

Evaristo, apesar de ser sempre muito discreto no que diz respeito a sua vida pessoal, desabafou sobre a doença.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“É uma doença que é possível você colocá-la em remissão. Não recebi nenhum diagnóstico de uma doença terminal. Posso colocá-la em remissão e posso viver normalmente, mas ainda não aprendi a lidar com ela. Ainda não encontramos o remédio certo para estabilizá-la”, relata.

Na ocasião, Evaristo Costa contou que recebeu o diagnóstico em 2021. Após um ano de tratamento sem eficácia, ele pediu ao médico um encaminhamento para um especialista, que o diagnosticou com doença de Crohn.

“Ele fez todos os exames necessários. Endoscopia, colonoscopia, exames de sangue, fezes, urina. Cápsula que engole e vem te fotografando por dentro”, afirma.

Para quem não conhece a doença, o famoso deu alguns detalhes: “É uma inflamação, é crônica. Ela pode afetar uma pessoa da garganta ao reto, todo aparelho digestivo. Eu não tô nesse nível… o meu é de médio pra baixo. É muito difícil conviver com isso”, disse.

Que finalizou falando sobre algumas restrições a qual vive atualmente devido à doença: “Minha dieta é sopa com alimentos bem cozidas, tomo suplemento. Às vezes passo o dia só no suplemento”, disse.

Evaristo Costa – (Foto: Reprodução)

Confira o vídeo da entrevista:

O que é a doença de Crohn?

A saber, a doença de Crohn é crônica e provavelmente provocada por desregulação do sistema imunológico, ou seja, do sistema de defesa do organismo.

Sintomas: a doença de Crohn habitualmente causa diarreia, cólica abdominal, frequentemente febre e, às vezes, sangramento retal.

A doença de Crohn tem cura?

Normalmente, as pessoas com doença inflamatória intestinal têm a mesma expectativa de vida de indivíduos sem essas doenças.

É importante lembrar que, em sua maioria, as pessoas com DII têm uma vida plena, feliz e produtiva.

Considerações finais

É muito importante deixar claro que todas as falas proferidas, foram ditas pelo jornalista Evaristo Costa em participação no PodCringe – podcast apresentado por Michael Keller.

Desejamos muita saúde e vida longa ao famoso jornalista.

Autor(a):

Eu sou Bianca Rayla, Administradora por formação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN e Redatora Web por amor e vocação. Apaixonada por cobrir o mundo das celebridades desde 2018, já passei por diversos sites do mundo do entretenimento. Apaixonada por música sertaneja e uma boa fofoca, faço matérias diariamente sobre os mais diversos assuntos, com foco nos artistas da Globo , os quais tenho grande admiração.Meu e-mail é: bianca.rayla@otvfoco.com.br Minhas redes sociais são:

Sair da versão mobile