Agora

Agora

Demissão, fechamento de fábricas e nova realidade: A verdade do que está acontecendo com a Riachuelo

Loja da Riachuelo (Foto:Reprodução/Veja)
Loja da Riachuelo (Foto:Reprodução/Veja)

Riachuelo enfrenta nova realidade e mudanças drásticas em cenário de crise

A famosa rede de comércio de roupas, Riachuelo, encerrou 2022 com queda brusca de lucro, fechando fábricas e demitindo inúmeros funcionários.

O cenário estava passando por muita dificuldade, portanto o Grupo Guaranapes, comandante da marca, decidiu realizar algumas mudanças, começando pela entrada de um novo CEO, André Farber, da empresa Dafiti, afim de ajudar Riachuelo a se reerguer.

Logo no começo desse ano, o Grupo teria divulgado o fechamento de sua fábrica em Fortaleza, demitindo por volta de 1.800 operários e realocando outros 200.

De acordo com marca, a decisão era parte de um “planejamento estratégico da companhia, com foco em otimizar a operação fabril para intensificar a reatividade, eficiência e competitividade, aliado a um crescimento saudável.”

A notícia foi anunciada assim que a Americanas divulgou seu pedido de falência, mostrando o período de crise entre os varejistas brasileiros, com juros altos e vendas não retomadas.

Veja também

No entanto, a Riachuelo tem tomado medidas drásticas para sair deste cenário, por isso, apostaram no meio digital, com compras por meio do aplicativo que representavam 43% das compras online.

O novo CEO, já se prontificou de ampliar a representatividade no varejo e aumentar a margem de lucro da marca, através do formato marketplace, o mais usado pelas empresas de grande potência como a Amazon.

Todavia, as empresas que ainda se encontram no modelo antigo apenas focando no varejo, precisam se reformular e adaptar as modernidades para que não sejam atingidas pela crise.

Qual é o maior problema da empresa?

A Midway, a plataforma integrada de produtos e serviços financeiros, é a responsável por registar o pior desempenho no ano, com uma queda de 71,1% na margem EBITDA e um resultado negativo de R$ 81,7 milhões. Portanto, o maior endividamento das famílias brasileiras e o cenário de juros são os motivos pela crise financeira da marca.

Loja da Riachuelo (Foto:Reprodução/Brazil Journal)
Loja da Riachuelo (Foto:Reprodução/Brazil Journal)
Fábrica da varejista Riachuelo (Foto:Reprodução/Forbes Brasil)
Fábrica da varejista Riachuelo (Foto:Reprodução/Forbes Brasil)
Grupo Guararapes (Foto:Reprodução/Globo)
Grupo Guararapes (Foto:Reprodução/Globo)

🚨 Davi vai ser expulso no BBB24? + Ivete é INTERNADA + Jojo é traída e se VINGA

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Assuntos

criseRiachuelo

Quem escreve

Luiza Lefundes

Cursando Jornalismo e completamente apaixonada por comunicação social e entretenimento. Antenada nas redes sociais e acompanhando as vidas movimentadas das celebridades. Fanática pelas divas do pop e extremamente cinéfila, sou a pessoa que passa horas vendo filmes e está sempre procurando séries novas. Meu objetivo é ser o mais clara possível e espalhar todas as fofocas.