CAUSOU POLÊMICA

Derrame fez Globo se envolver em escândalo e carta aberta condenou emissora: “Perplexo e indignado”


Derrame fez Globo se envolver em escândalo e carta aberta condenou emissora (Reprodução)

Médicos foram aos jornais para condenar emissora

A Globo é conhecida mundialmente, principalmente, por causa das suas novelas. Muitos dos folhetins da emissora carioca já foram premiadas por conta de suas histórias, mas algumas causaram polêmicas e fizeram a Platinada se envolver até em escândalos.

Foi o caso da novela ‘Meu Bem, Meu Mal’, exibida em 1990, na Globo. A trama fez muito sucesso, mas causou dor de cabeça à emissora devido a um derrame.

No folhetim, o personagem de Lima Duarte sofre um derrame, fica preso em uma cadeira de rodas e impossibilitado de falar. O papel do ator na trama é tão marcante que uma de suas frases, “eu prefiro melão”, é lembrada até hoje pelo público.

Pois bem, a novela fez muito sucesso na época, mas também levantou questionamentos dos profissionais da área da saúde sobre o tratamento aplicado ao personagem Lázaro, vivido por Lima Duarte.

Na trama, ele era cuidado pela enfermeira Elza (Zilda Cardoso) que se dedicava a cuidar de Lázaro, porém usa sugestão da enfermeira deu o que falar. Ela sugeriu que o paciente fizesse uso de uma “bolinha milagrosa” o que fez a sociedade de fisioterapias se manifestar publicamente.

Veja também

Derrame de personagem de Lima Duarte fez Globo se envolver em escândalo
Derrame de personagem de Lima Duarte em novela fez Globo se envolver em escândalo (Divulgação Globo)

REPERCUSSÃO

O tratamento ‘milagroso’ abordado em ‘Meu Bem, Meu Mal’ causou indignação de médicos da área. Na época, o presidente da Associação Brasileira de Fisioterapia falou à ‘Folha de S. Paulo’ e disse que na vida real a forma de tratar o paciente seria totalmente contraindicado.

Já em abril de 1991, um outro fisioterapeuta publicou uma carta aberta no ‘Jornal Brasil’ condenando a Globo pela abordagem do tratamento contraindicado.

Estou perplexo e indignado com a Rede Globo, mais especificamente com os responsáveis técnicos das cenas que envolvem o ator Lima Duarte, na sua interpretação como portador de uma hemiplegia, na novela ‘Meu Bem, Meu Mal’”, dizia um dos trechos da carta.

Apesar da polêmica, o autor não se pronunciou e a novela seguiu da mesma maneira.

 

🚨 Chris Flores DEMITIDA + Davi fala sobre notícia de separação + Nova culpada pelo fim de Belo e Gracyanne   

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Autor(a):

Aline Fonseca - Formada em Jornalismo, já passei por assessoria de imprensa e pelo hard news. Atualmente, escrevo sobre famosos e tv, e sigo acreditando no poder transformador da informação de qualidade. Email: [email protected]