BOMBA

Descanse em paz, poupança: Substituto liberado pelo Banco Central traz novo nº1 para jorrar dinheiro em 2025

11/01/2025 às 0h15

Por: Kelves Araújo
Imagem PreCarregada
Banco Central e poupança - Foto Reprodução Internet

A poupança vem perdendo cada vez mais espaço entre os brasileiros. Aliás, trouxemos um substituto liberado pelo Banco Central

A poupança é uma conta de investimento de renda fixa, criada para incentivar a aplicação de pequenos valores que geram rendimentos mensalmente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas, a poupança tem ficado menos atrativa. Visto que o rendimento oferecido por ela não condiz mais com a realidade e alternativas disponíveis no mercado.

Segundo a equipe de especialistas em economia do TV Foco, a partir de informações coletadas do portal E Investidor, as pessoas passaram a buscar outras alternativas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Banco Central e ilustração poupança (Fotos: Reproduções. / Globo / Canva)
Banco Central e ilustração poupança (Fotos: Reproduções. / Globo / Canva)

Resumo

  • A poupança vem perdendo a atratividade;
  • Assim, as pessoas estão buscando outras alternativas;
  • Aliás, trouxemos uma liberada pelo Banco Central;
  • Trata-se do CDB, muito usado nos bancos digitais.

Vale lembrar que o Banco Central liberou algumas opções. Entre elas, o Certificados de Depósito Bancário (CDBs), que ganhou força com os bancos digitais.

CDB

Os CDBs podem oferecer retornos atrelados ao CDI (Certificado de Depósito Interbancário), que costuma acompanhar de perto a taxa Selic. CDBs que pagam 100% do CDI ou mais já oferecem rentabilidade superior à poupança.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, para quem busca por segurança, os CDBs contam com a garantia do Fundo Garantidor de Créditos (FGC) para valores de até R$ 250 mil por CPF e instituição, semelhante à proteção oferecida à poupança.

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
CDBs se tornou um investimento visado por quem tem alta renda (Reprodução: Internet)

Apesar de sujeitos à tributação de Imposto de Renda, os CDBs mantêm vantagens por proporcionarem retornos superiores, especialmente em períodos de taxas de juros. Mas, é importante observar prazos de carência e regras de resgate.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Considerações finais

A poupança vem perdendo cada vez mais a sua atratividade. Nessa matéria, trouxemos uma forma de rendimento que garante mais retorno que a caderneta da poupança. Trata-se de uma excelente novidade que promete ajudar sua vida financeira. O CDB, liberado pelo Banco Central.

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
O CDB continua sendo a melhor opção para quem quer investimentos mais rentáveis em poupanças (Foto: Reprodução/ Internet)

Qual o rendimento da poupança hoje?

O Banco Central é o responsável por regulamentar a poupança. Vale lembrar que atualmente ela funciona assim:

  • Se a Selic estiver acima de 8,5% ao ano, o rendimento da poupança será de 0,5% ao mês mais a variação da Taxa Referencial (TR);
  • Se a Selic estiver igual a ou abaixo de 8,5% ao ano, o rendimento da poupança será equivalente a 70% da Selic mais a variação da TR.

Vale lembrar que o valor da TR é calculado diariamente, então esse número está sempre sofrendo pequenas alterações. Apenas para referência, a TR acumulada nos últimos 12 meses (abril de 2023 a abril de 2024) é de 1,37%.

Confirma mais matérias sobre os bancos clicando aqui!

adeus poupança
Banco Central
Banco Central e poupança
CDB
fim da poupança
poupança

Autor(a):

Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.