Agora

Agora

Café, batata e feijão podem te matar: Anvisa faz descoberta fatal e emite alerta desses produtos no Brasil

Anvisa
Anvisa

Anvisa repercutiu riscos de alimentos que você, com certeza, tem em casa; entenda situação

Nesta sexta-feira, dia 6, a Anvisa divulgou um comunicado importante a respeito de alguns produtos comercializados nos supermercados nacionais. O anúncio ganhou uma reportagem no jornal O Globo.

De acordo com o noticiário, a instituição identificou que 25% dos alimentos de origem vegetal, como café em pó, arroz e frutas, possuem agrotóxicos não autorizados ou com resíduos acima do limite permitido.

Uma coleta foi feita entre 2018, 2019 e 2022, em várias regiões do país, pelo Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos. Amostras de amendoim, batata, brócolis, café em pó, feijão, farinha de trigo e mais alguns outros passaram pela perícia.

Anvisa
Segundo o jornal O Globo, a Anvisa fez alertas sobre alguns produtos vegetais comercializados nos supermercados (Foto: TV Foco)

Segundo o jornal O Globo, 41,1% das amostras não tinham resíduos de agrotóxicos e 25% continham a presença de um agrotóxico não autorizado ou com resíduos acima do limite permitido pela Anvisa. No entanto, uma outra parte apresentou o alerta.

Cerca de 3 amostras, equivalente à 0,25%, apresentaram risco agudo à saúde, podendo causar danos à saúde em curto espaço de tempo. “Para esses casos, a Anvisa vem adotando providências e recomendações”, disse a instituição em um comunicado divulgado.

Veja também

Vale ressaltar que esse programa de monitoramento existe desde 2001 para verificar a quantidade de elementos químicos em produtos que fazem parte da rotina dos brasileiros. Com as pesquisas, surgem novas orientações para a comercialização e consumo.

Anvisa
Amostras de amendoim, batata, brócolis, café em pó, feijão, farinha de trigo passaram por perícia (Foto: TV Foco)

Qual o trabalho da Anvisa?

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária é responsável por estabelecer regras e dar suporte para todas as atividades da área no Brasil. Além do comércio, o órgão ainda trabalha nos cuidados e fiscalização em portos, aeroportos e fronteiras.

🚨 Substitutos de Ana Maria batem boca + Ator diz que foi humilhado pela Globo + Adeus Rodriguinho?

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Assuntos

Anvisa

Quem escreve

Lucas Brito

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: [email protected]