Agora

Agora

Diarréia, dormência e desespero: Anvisa proíbe urgentemente produto enlatado amado pelas donas de casa

Produto proibido - foto: reprodução
Produto proibido - foto: reprodução

Anvisa proibiu a venda de um dos produtos mais amados pela dona de casa

A Anvisa,  Agência Nacional de Vigilância Sanitária, é o órgão que faz a fiscalização de todos os produtos, sejam eles alimentos, ou até mesmo bens e serviços de saúde.

O que pouca gente sabe é que ela proibiu a comercialização, a distribuição e o uso de um lote de atum ralado fabricado pela marca Cellier, após relatos de intoxicação alimentar.

Com base nisso e visando proteger a saúde do consumidor, a Anvisa decretou que houvesse o recolhimento do produto nos mercados.

Trata-se de um lote fabricado em 8 de maio deste ano, com validade até 8 de maio de 2025. A medida foi publicada pelo Diário Oficial da União em 2023.

Em comunicado, a Anvisa informou ter recebido relato do Centro de Vigilância Sanitária de São Paulo (CVS-SP) sobre a ocorrência de surto com sintomas compatíveis com intoxicação alimentar por histamina, nos Centros de Educação Infantil (CEIs) de Campinas.

Veja também

Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária - foto: reprodução
Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária – foto: reprodução
Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária - foto: reprodução
Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária – foto: reprodução

Vale mencionar que a contaminação por esse produto estavam acima dos limites tolerados pela legislação sanitária foi confirmada por exame laboratorial, segundo a Anvisa.

A histamina está presente em pescados, quando as condições de manuseio e armazenamento são inadequadas, favorecendo a sua multiplicação, ainda mais quando ela não é eliminada com o tratamento térmico, como o cozimento.

O que pode acontecer após a contaminação por histamina?

A contaminação por histamina, através de um  alimento mal cozido pode causar dormência, formigamento e sensação de queimação na boca, erupções cutâneas no tronco superior, queda de pressão, dor de cabeça e coceira na pele, podendo evoluir para náusea, vômito e diarreia.

A doença geralmente é leve e os sintomas desaparecem em poucas horas, contudo idosos e pessoas com problemas de saúde, podem ter sintomas mais grave, pois fazem parte de um grupo seleto de indivíduos com comorbidades, que podem agravar o surgimento da doença.

🚨 Davi é acusado de crime no BBB24 + Susana Vieira na Record + Jovem Pan fora do ar

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Assuntos

Anvisa

Quem escreve

Lana Laysa

Eu sou Lana Laysa, Nutricionista por formação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN, servidora pública e Redatora Web. Encontrei na redação uma forma de escrever sobre o que mais amo: o mundo dos famosos e a vida das celebridades. Atualmente escrevo sobre a vida dos artistas por trás dos holofotes da fama e trago informações quentinha sobre o universo da TV brasileira. Meu e-mail é: [email protected]. Minhas redes sociais são: