COMO ASSIM?

Desespero, abandono e fim: O desfecho de 3 estações de metrô do RJ e choro dos passageiros

24/05/2024 às 2h13

Por: Lucas Brito
Imagem PreCarregada
Entenda situação do Metrô no Rio de Janeiro (Foto: Agência Brasil)

Cidade tinha grandes planos para ampliar o transporte público, mas eles ainda não foram concluídos

Em 2016, as Olímpiadas foram sediadas no Rio de Janeiro. Na época, a capital, que já é cartão postal turístico, recebeu uma demanda ainda maior de pessoas do mundo todo.

Siga o Tv Foco no Telegram

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Para conseguir atender aos moradores e visitantes, o governo da época colocou em prática alguns planos que tinha sobre o metrô da cidade. Um deles era construir a Estação da Gávea.

Segundo Caos Carioca, do YouTube, o projeto mostrava que a linha passaria por baixo dos prédios do Leblon, o que seria um grande desafio para a engenharia. Porém, a ideia foi abandonada e, até hoje, a parada não saiu do papel.

Metrô, Rio de Janeiro
Passagem do metrô, no Rio de Janeiro, está em R$ 7,50, sendo uma das mais caras do país (Foto: Agência Brasil)

Já de acordo com o jornal O Globo, existe um outro plano em andamento, após 10 anos do inicial. Agora, a proposta seria baratear a obra e seguir apenas com a conclusão da alça entre São Conrado e Gávea, sem a ambição de “enfrentar” os condomínios.

Siga o Tv Foco no WhatsApp

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


Durante muito tempo, essa obra se tornou um verdadeiro impasse. Mas, em nota, a Secretaria estadual de Transporte e Mobilidade, a Setram, revelou, este mês, que agora faltam apenas 40 metros para o término da escavação da galeria São Conrado-Gávea.

Veja também

Ainda segundo o Caos Carioca, outras duas estações, a São João, de Botafogo, além da ligação entre a Estácio e a Carioca, teriam sido abandonadas. Ambas também faziam parte de projetos ambiciosos.

Metrô, Rio de Janeiro
O metrô estaria com três estações inconcluídas no Rio de Janeiro, apesar do alto preço da passagem (Foto: Agência Brasil)

Quantas estações tem o metrô do Rio de Janeiro?

Hoje, o MetrôRio possui 41 estações, 3 linhas em atividade e 14 pontos de integração. O valor atual da passagem é de R$ 7,50, sendo uma das mais caras do país.

🚨 Luto! Ralf sabia que irmão ia morrer + Datena fracassa + Sensitiva crava sobre Silvio   

Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.