Adeus

Adeus: A despedida de shopping gigantesco de SP no Brasil após despejo e todas as lojas tomadas pelo Bourbon

03/06/2024 às 10h50

Por: Gabriel Amaral
Imagem PreCarregada
Shopping chegou ao fim e foi tomado pelo Bourbon (Reprodução: Montagem TV Foco)

Um shopping gigante em São Paulo acabou se despedindo de seus clientes, tomado pelo Bourbon

A cidade de São Paulo conta com uma grande quantidade de shoppings, a que mais tem no Brasil. Porém, esse número poderia ser ainda maior, se alguns não tivessem fechado ao longo dos anos, um deles tomado pelo Bourbon.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

O Shopping Center Matarazzo inaugurou em outubro de 1975 e se localizava no bairro da Pompéia, na zona oeste de São Paulo. Originalmente surgiu como um strip center, mas logo ganhou dimensões muito maiores.

Isso porque foi o primeiro na região, aquecendo os comércios locais, pois atraía uma enorme quantidade de clientes e frequentadores todos os dias.

O local acabou demolido para a chegada de outro estabelecimento (Reprodução: Internet)
O local acabou demolido para a chegada de outro estabelecimento (Reprodução: Internet)

Alguns anos depois, em 1991, com a inauguração do Shopping West Plaza, na mesma região, o estabelecimento teve que passar por algumas reformulações. Uma das perdas mais sentidas foi o fechamento de uma de suas principais lojas, a Jumbo Eletro.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


Vendo seus frequentadores reduzirem de maneira considerável, o Shopping Center Matarazzo resolveu apostar em uma praça de alimentação. Além disso, também criou uma pista de patinação, mas que não teve um efeito muito positivo.

Veja também

De acordo com o portal ‘Estadão’, o estabelecimento foi à leilão, por conta de suas dívidas de impostos IPI, ICMS, entre outros, em 1997.

Shopping Matarazzo acabou indo à leilão (Reprodução: Internet)
Shopping Center Matarazzo acabou indo à leilão (Reprodução: Internet)

Bourbon tomou o espaço

Ainda segundo o ‘Estadão’, o Shopping Center Matarazzo foi arrematado por cerca de 18 milhões de reais, pelo Grupo Zaffari. Assim, em apenas 5 anos fecharam e demoliram o antigo shopping, surpreendendo todos os clientes.

Até que em 2008 inauguraram o Shopping Bourbon, que está em pé até os dias de hoje. É um dos principais da cidade de São Paulo e conta com uma localização privilegiada.

Isso porque se encontra exatamente ao lado do Alianz Parque, estádio do Palmeiras. Assim, sempre lota quando tem jogos e shows, sendo muito frequentado todos os dias.

Shopping Bourbon que fica ao lado do estádio do Palmeiras (Reprodução: Internet)
Shopping Bourbon fica ao lado do estádio do Palmeiras (Foto: Reprodução / Internet)

Qual o maior shopping de São Paulo?

Atualmente, o maior shopping de São Paulo é o Shopping Center Leste Aricanduva, que também é considerado o maior de toda a América Latina.

🚨 Ex de Nahim em gu3rra com filha do cantor + Faustão e Fernanda Montenegro esnobam a Globo + Fraude de Matteus 

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Eu sou Gabriel Amaral, jornalista, formado na Universidade Anhembi Morumbi em 2021. Apaixonado por qualquer tipo de esporte, torcedor do São Paulo e adoro me perder assistindo filmes e séries dos mais variados gêneros e fã da música sertaneja. Faço matérias variadas sobre as celebridades e suas mansões. gabriel.amaral@otvfoco.com.br. Minhas redes sociais são:

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.