“Despesa de R$ 50bi” : A notícia sobre o 14º salário do INSS na Record e decreto sobre liberação do abono

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

12/01/2024 10:51

3 min

14º salário do INSS / Logo da Record - Montagem TVFOCO
14º salário do INSS / Logo da Record - Montagem TVFOCO
Continua depois da publicidade

Tente não se impactar ao conferir a notícia sobre o 14º salário do INSS na Record

Sem dúvidas, um dos assuntos mais comentados do ano de 2023 foi o pagamento do 14º salário do INSS, que infelizmente, acabou não acontecendo.

Continua depois da publicidade

Dessa forma, hoje vocês saberão todos os detalhes sobre a notícia sobre o 14º salário do INSS na Record e decreto sobre liberação do abono. Vamos conferir?

Pois bem, para melhor entender sobre o assunto, estamos falando sobre quando foi noticiado em 20 de jun. de 2022, no Jornal da Record, sobre a CCJ avaliar o projeto para pagamento de 14º salário.

Continua depois da publicidade

Dessa forma, na ocasião foi explicado que seria estudada a possibilidade de pagamento do 14º salário para aposentados e pensionistas do INSS. A questão vai ser analisada pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados.

No Jornal da Record, foi então disparado: “Ainda nessa semana também vai ser estudado a possibilidade do pagamento do 14 quarto salário para os aposentados e também os pensionistas do INSS”, disse.

Continua depois da publicidade

O pagamento do 14º salário será feito?

Continua depois da publicidade

E então seguiu dando detalhes sobre o assunto: “Essa questão será comprovada pela Comissão de Constituição e Justiça lá na Câmara dos Deputados. O relator desse projeto de lei é o deputado Ricardo Silva, que defende esse pagamento do benefício em 2022”, disse.

“Ou seja, para este ano e ano que vem, 2023, para quem recebe até um salário mínimo, a fonte da receita seria um aumento temporário de aproximadamente ali, 25% da contribuição social. Sobre o lucro líquido para o setor de petróleo, é uma despesa de 50 bilhões durante os 2 anos. Só em relação a esse projeto, a proposta ela já passou por comissões e, se aprovada agora da CCJ da Câmara dos deputados, aí vai seguir diretamente para o Senado federal”, disse, no ano de 2022.

Continua depois da publicidade

Para melhor entender sobre o assunto, em 2023 foi feita uma declaração de que nem o Ministro nem o Governo cogitam essa possibilidade.

De acordo com informações do portal IG, o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, disse em entrevista ao jornal O GLOBO que o 14º salários para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro social (INSS) é de difícil execução, por conta do peso orçamentário. O projeto de pagar um vencimento extra aos aposentados tramita no Congresso Nacional.

“O 14º é mais difícil porque é um peso muito alto. Não posso agarrar os céus com as mãos. Tenho uma realidade muito difícil. Não podemos fazer tudo ao mesmo tempo porque senão o governo não aguenta”, afirmou, sobre o assunto.

 

Quer receber avisos de notícias no seu dispositivo? Ative as notificações do TV Foco.

Tópicos nesse artigo:

Continua depois da publicidade

Autor(a):

Bianca Rayla é formada em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e atua como redatora web com foco em entretenimento, televisão e celebridades desde 2018. Com experiência em diversos portais de notícias do setor, Bianca é especialista na cobertura do universo dos artistas da TV Globo, música sertaneja e cultura pop nacional. Apaixonada por comunicação, dedica-se diariamente a produzir conteúdos relevantes, leves e informativos, com credibilidade e olhar atento às tendências. Contato: bianca.rayla@otvfoco.com.br