Detran está de olho: Lei dos retrovisores de moto em vigor chega com multa pesada e 5 alertas a motoqueiros

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

15/09/2024 07:30

3 min

Lei do retrovisor de moto em vigor crava alerta a motoristas (Foto: Montagem)
Lei do retrovisor de moto em vigor crava alerta a motoristas (Fo...
Continua depois da publicidade

Lei do retrovisor de motos em vigor confirma alerta a todos os motoristas e quem não cumprir essa regra de trânsito, está sujeito a pagar uma alta multa

De acordo com a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), existe no Brasil pelo menos 38,8 milhões de motociclistas e esse número só leva em consideração quem tem a carteira A. Se for olhar para o cenário geral e incluir quem não tem a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), esse número pode ser ainda maior. E há uma lei que afeta eles.

Continua depois da publicidade

Dentre os motoristas do trânsito, os motociclistas tendem a ser os mais criticados, pois, costumam ter envolvimento com vários acidentes. Mas, o nosso foco hoje é comentar a respeito de uns alertas que o Detran (Departamento Estadual de Trânsito) emitiu para eles.

O portal Garagem 360, a lei do retrovisor traz algumas orientações aos motociclistas e elas precisam ser atendidas, pois, caso contrário, podem render multa a quem é dono de moto. Existem tanto orientações quanto ao posicionamento do retrovisor, como também algumas normas quanto à especificação do equipamento.

Continua depois da publicidade

E hoje nós vamos citar 5 alertas que tem relação com a instalação do retrovisor. Se você caiu de paraquedas nessa matéria e está surpreso com essa lei já se atente ao que vamos deixar abaixo. As informações aqui citadas podem ser conferidas na Resolução CONTRAN Nº 682 DE 25/07/2017.

  1. Os retrovisores devem ser montados de maneira que o ajuste possa ser realizado facilmente pelo piloto ou pelo passageiro sem necessidade de ferramentas, permitindo adaptações rápidas durante a condução.
  2. O equipamento deve ser instalado em uma altura e ângulo que proporcionem uma visão efetiva do trânsito atrás sem que o motociclista precise desviar muito a vista da estrada.
  3. Os retrovisores devem estar bem fixados ao guidão ou à carenagem da moto para evitar vibrações que possam distorcer a visão do motociclista, principalmente em altas velocidades.
  4. É importante que os retrovisores sejam resistentes a vibrações e pequenos impactos.
  5. Os retrovisores devem atender às normas de segurança nacionais e internacionais para equipamentos de motocicletas.

Continua depois da publicidade
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Moto Honda - CNH - Lei de trânsito (Foto- Reprodução, Montagem - TV Foco)

Leia também

http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Nova lei de trânsito traz multa aos motoristas no valor de R$1467 - Foto: Internet

Continua depois da publicidade

QUANTAS MOTOS TEM NO BRASIL?

Já que o tópico é motociclistas, hoje nós temos uma curiosidade para você. Segundo o NSC Total, até setembro de 2023, no Brasil existiam 32,3 milhões de motos registrados. Levantamos de novo o ponto para um alerta. Se for levar em consideração as motos clandestinas, esse número tende a ser ainda maior. Entre os modelos que mais fazem sucesso por aqui, estão as das marcas Honda, Shineray, Yamaha.

Continua depois da publicidade

Quer receber avisos de notícias no seu dispositivo? Ative as notificações do TV Foco.

Tópicos nesse artigo:

Continua depois da publicidade

Larisse Oliveira é graduada em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal do Ceará e atua como redatora especializada em celebridades e televisão desde 2019. Com ampla experiência na cobertura de programas de TV, reality shows e redes sociais de personalidades públicas, Larisse publica matérias com foco em entretenimento e cultura pop. No site TV Foco, é responsável por atualizar os leitores sobre os principais acontecimentos do fim de semana no universo televisivo. Contato: larisse.oliveira@otvfoco.com.br Email: larisse.oliveira@otvfoco.com.br