Siga o canal TVFOCO no WhatsApp

ENTENDA!

Canetada do Detran traz lei dos retrovisores para motos e multa pesada a motoqueiros que não fizerem isso

28/08/2024 às 9h03

Por: Giovana Misson
Imagem PreCarregada
Retrovisor, Detran e homem na moto (Fotos: Reproduções / Canva / Internet)

Nova lei dos retrovisores e mudanças em motocicletas deixam brasileiros atentos para não levar multa e pontos na CNH

Não é novidade para ninguém que São Paulo possuí um trânsito, muitas vezes, caótico. Desse modo, muitos optam pelo transporte público ou até mesmo pelas motos. Agora, os motoqueiros devem ficar atentos a uma nova canetada do Detran.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nesta quarta-feira, 28, iremos detalhar a nova medida do Detran, que traz uma lei dos retrovisores para motos e multa pesada para quem não seguir a a norma.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

É comum que os motoqueiros queiram modificar suas motocicletas. No entanto, é preciso ter cuidado na hora de realizar as alterações para ter certeza de que está de acordo com a lei.

De acordo com o portal Web Motors, os cidadãos devem ficar atentos com as leis do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), Conselho Nacional de Trânsito (Contran), e/ou definidos no Código Brasileiro de Trânsito (CBT) ao modificarem suas motos.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Algumas normas, como visam a definição dos ruídos, espelhos retrovisores, guiões, chassi, iluminação e placas. Agora você irá descobrir como cada uma delas deve estar para evitar uma multa pesada e pontos na CNH.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ruídos

A norma nº 252 de 1999 do Conama prevê como limite de ruídos nas proximidades do escapamento para veículos automotores a marca de 99 decibéis (db) para motos fabricadas até 1998.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Porém, para veículos produzidos depois disso, os limites são diferentes devido ao motor. Veja:

  • 75 db para motores de 80 cm³;
  • 77 db para 81 cm³ a 175 cm³;
  • 80 db para 176 cm³ e acima.

Espelhos retrovisores

A área refletora dos retrovisores não pode ser menor do que 69 cm², já as dimensões não devem permitir a inscrição de um círculo imaginário com diâmetro de 7,8 cm na superfície refletora, de acordo com a resolução nº 682 de 25 de julho de 2017 do Contran.

Além disso, caso o motoqueiro ande com o retrovisor errado, ou apresente irregularidades, o motorista está sujeito a uma multa de R$ 195,23 e cinco pontos na CNH.

Guiões

Na portaria nº 159 de 26 de julho de 2017 do Dentran, exige que a altura máxima dos guidões seja equivalente à dos ombros do condutor, em posição de pilotagem.

Chassi

A lei não permite alteração, sem aumento da capacidade de ocupantes e exige a vistoria do Detran.

Iluminação

Com base nas resoluções nº 227 de 9 de fevereiro de 2007 e nº 681 de 25 de julho de 2017, alterações no sistema de iluminação devem ter a autorização do Detran.

Placas

Por fim, as placas das motos devem ter 17 cm de altura e 20 cm de largura, com margem de 2 mm para mais ou para menos.

As medidas podem ser reduzidas a 15% do tamanho, caso a placa não caíba na mota. Mas, o objetivo deve estar fixado no veículo em primeiro plano, na extremidade traseira ou dianteira.

O que preciso saber para passar na prova teórica do Detran?

Além dos Departamentos Estaduais de Trânsito de determinarem as normas para formação e fiscalização de condutores, o Detran é responsável no processo para tirar a CNH.

O curso conta com aulas e conteúdos sobre legislação, infrações, sinalização, direção defensiva, cidadania, primeiros socorros, mecânica básica e meio ambiente.

Desse modo, muitos cidadãos procuram quais são os conhecimentos básicos para passar na prova do Detran. Veja alguns deles, de acordo com o portal Baterias Heliar.

  • Conhecimentos de direção defensiva;
  • Noções de primeiros socorros;
  • Legislação de trânsito;
  • Noções de mecânica básica;
  • Cidadania e Meio ambiente.

🚨 Dona Déa ganha programa na Globo + Datena alega legítima defesa por cadeirada + Estreia de A Fazenda bomba 

Detran
Motos

Autor(a):

Eu sou Giovana Misson, jornalista por formação pela Universidade Mackenzie de São Paulo. Criadora de conteúdo digital e redatora sobre o mundo das celebridades desde 2019. Já trabalhei em assessoria de imprensa, local em que cuidei de marcas de peso e por redações focadas no entretenimento. Sou apaixonada por moda, beleza, música, séries e nunca perco uma fofoca. Faço matérias focadas em programas de televisão e sobre o cotidiano dos famosos, fato curioso é que sou muito fã de Virgínia Fonseca Email: [email protected]

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.